Skip directly to content

Costa Rica: mundial de Mountain bike reúne atletas de 10 países

on dom, 21/07/2019 - 23:49
domingo, 21 Julho, 2019 - 23:45

Se você gosta da sensação de adrenalina e curte o contato com a natureza em clima de competição, então a dica é o Mundial de MTB 24 horas Solo que será disputado pela primeira vez no Brasil, dias 27 e 28 deste mês em Costa Rica, município de 19 mil habitantes, distante 375 km de Campo Grande. E se você ainda não se aventurou pelas belezas naturais do município, na região norte de Mato Grosso do Sul, a hora é agora.

Com percurso de 29,3 km, competição mundial de mountain bike cruzará parques naturais de Costa Rica (Foto: BrasilRide)

Cenário de rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas, tirolesas, rapel, piscinas naturais, arvorismo, rafting e trilhas em quatro parques naturais, com a disputa do Mundial de MTB, Costa Rica ganha folego na comparação com Bonito como capital sul-mato-grossense do turismo de aventura.

Na onda do turismo com esportes de aventura, a conta de quem organiza as competições é de que cada atleta traz pelo menos um ou dois familiares, mais o seu staff composto de treinadores e assessores. Na soma, uma competição com 500 inscritos, que deve ser o caso do Mundial deste mês em Costa Rica, pode movimentar a circulação de pelo menos três a quatro mil pessoas durante o evento, consumindo em restaurantes e hotéis, por exemplo, mais os passeis turísticos.

Além de competidores brasileiros, a grande maioria, o evento terá a participação de atletas do Canadá, Inglaterra, Austrália, México, Argentina, Portugal, Irã, Itália e Ucrânia. Conforme o regulamento, o Mundial será disputado em um formato onde o objetivo do atleta será completar o maior número de voltas possíveis dentro do tempo de 24 horas. A pista da Brasil Ride 24 Horas Series em Costa Rica tem 29,3 km de extensão e altimetria acumulada de cerca de 500 metros.

Costa Rica é uma cidade cercada por quatro parques naturais, todos abertos aos visitantes para contato com a mata virgem, exploração de trilhas, sítios arqueológicos de mais de 11 mil anos: Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari, Parque Nacional das Emas, Parque Natural Municipal da Lage e Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú.

Dos quatro parques, o Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú é o mais próximo da cidade. Localizada a 3 km de distância em relação ao centro, o parque é cenário perfeito para esportes de aventura como rapel e rafting, e ainda tem a Cachoeira Salto Majestoso com 64 metros de altura, um dos locais mais visitados pelos turistas.

COMO CHEGAR EM COSTA RICA - Partindo de Campo Grande, você segue pela BR-163 e na altura do Posto São Pedro entra na BR-060, à direita, e segue no sentido Camapuã, passa por Paraíso das Águas e Chapadão do Sul, de onde serão mais 50 km até Costa Rica. A viagem de carro desde a Capital tem duração aproximada de quatro horas e meia.

SERVIÇO - Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura de Costa Rica. Telefones (67) 99964-2735 / 3247-7070.


Fonte: Campo Grande News