Skip directly to content

Debate Midiamax bate recorde de audiência mesmo com desistência de Capitão Contar

on ter, 18/10/2022 - 08:57
terça-feira, 18 Outubro, 2022 - 09:00

Mesmo com a ausência de Capitão Contar (PRTB), o Debate Midiamax aconteceu na noite desta segunda-feira (17) e Eduardo Riedel (PSDB) aproveitou sozinho a oportunidade de falar com os eleitores de Mato Grosso do Sul durante toda a transmissão ao vivo, sem ser confrontado.

Foto: Nathalia Alcântara/ Jornal Midiamax

E, apesar de contar com apenas um candidato, o Debate Midiamax bateu o recorde do primeiro turno. No YouTube, a live de quase 50 minutos alcançou 12.146 telespectadores simultâneos, enquanto a mesma transmissão no Facebook ultrapassou os 8,7 mil acessos ao mesmo tempo.

Ao invés de afugentar o eleitor sul-mato-grossense, a desistência de Capitão Contar despertou ainda mais interesse e fez os sul-mato-grossenses correrem para ver o que estava acontecendo, fazendo os números superarem o confronto do primeiro turno.

No dia 19 de setembro, o primeiro Debate Midiamax em 2022 teve mais de 20 mil acessos simultâneos, contando as transmissões ao vivo no YouTube (11,3 mil) e no Facebook (9,2 mil).

Confira a live do segundo Debate, tanto no Facebook, quanto no YouTube, e assista às declarações de Eduardo Riedel na busca pelo cargo de Governador de Mato Grosso do Sul nas eleições do dia 30 de outubro:

Riedel sozinho no Debate Midiamax

Sem perguntas do adversário, o modelo do debate favoreceu o candidato tucano, que teve como temas sorteados para conversar com o eleitor Emprego, Segurança Pública e Economia.

No segundo bloco, Riedel respondeu sobre como atuará caso Jair Bolsonaro (PL) seja reeleito ou se Lula (PT) for eleito. Também como fará para conquistar votos dos adversários: tanto os que não foram eleitos como os de Contar.

Já no terceiro bloco, Riedel revelou as três perguntas que faria a Capitão Contar. A primeira seria sobre aceitar apoios de candidatos como Marquinhos Trad (PSD), a quem criticou no primeiro turno por ter se envolvido em denúncias de assédio sexual.

Depois, perguntaria sobre as críticas que o candidato faz à gestão tucana, sendo que até o slogan Contar estaria copiando de Reinaldo Azambuja. Por fim, a pergunta seria sobre projeto que regulamenta pesquisas eleitorais.

No último bloco, Eduardo Riedel criticou a ausência de Contar e classificou o ato como desrespeito ao eleitor.

"Vou seguir"

Sem a presença da torcida, nem da plateia e nem do candidato Capitão Contar (PRTB) para 'debater', apoiadores de Riedel o receberam com festa do lado de fora do auditório. Fogos, sinalizadores e gritos de apoio foram lançados ao mesmo tempo em que o público carregava o candidato nos braços.

O candidato se comprometeu, ainda, a ir a todos os debates até a eleição. "Vou seguir participando de todos os debates, porque tenho palavra e propostas. Contar está fugindo porque não tem capacidade de debater, de apresentar propostas. Eu vou seguir tanto com minha campanha como com os debates, é um compromisso com o eleitor", declarou Riedel ao Jornal Midiamax.

Desistência

Às 18h18 desta segunda (17), menos de duas horas antes do início do debate, a coordenação de Contar encaminhou um e-mail ao Jornal Midiamax alegando que o candidato "tem apenas 12 dias de campanha e vai priorizar agendas no interior". Mesmo assim, o Debate Midiamax aconteceu apenas com o candidato Eduardo Riedel (PSDB).

No entanto, Contar já havia confirmado presença no debate. Consta em ata desde o dia 14 de junho, antes do primeiro turno, ratificada no último dia 5 de outubro para o segundo turno, o compromisso de participação no Debate Midiamax.

No e-mail de desistência, de acordo com a coordenação da campanha, o candidato decidiu priorizar o corpo a corpo com os eleitores e traçou como meta percorrer todas as quatro regiões de Mato Grosso do Sul nos próximos 12 dias.


Fonte: Midiamax