Skip directly to content

Declaração da soja deve ser feita até sábado em MS

on ter, 06/01/2026 - 14:43
terça-feira, 6 Janeiro, 2026 - 13:45

Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul têm até o dia 10 de janeiro para realizarem a declaração anual de suas áreas plantadas de soja safra 2025/2026 para a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). A não declaração das áreas cultivadas pode resultar em sanções legais.  

A medida de caráter obrigatório tem como objetivo monitorar o desenvolvimento das lavouras e reforçar o controle da ferrugem asiática, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. 

O registro deve ser feito diretamente no site da Iagro, por meio da plataforma de serviços. Em caso de dúvidas, o agricultor pode procurar uma agência local da Iagro ou a Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) para obter assistência. 

Ferrugem asiática 

A doença provoca inicialmente pequenas lesões com tonalidade marrom-avermelhada na face inferior das folhas. Com o tempo, a infecção evolui para pontos escuros distribuídos por toda a superfície foliar, reduzindo a área fotossinteticamente ativa, necrose e desfolha antecipada. 

De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), nos casos mais graves, a doença pode provocar redução de 90% da produção, se não controlada, tornando a ferrugem uma das ameaças mais agressivas à cultura da soja. 

Até a data desta publicação, Mato Grosso do Sul registrou 26 ocorrências de ferrugem asiática em lavouras comerciais, conforme dados do monitoramento do Consórcio Antiferrugem, mantido pela Embrapa e instituições parceiras.  

Os focos da doença estão localizados nos municípios de: 

Amambaí (1) 

Guia Lopes da Laguna (1) 

Itaporã (1) 

Itaquiraí (1) 

Maracaju (1) 

Rio Verde de Mato Grosso (1) 

Bonito (2) 

Dourados (2) 

Aral Moreira (3) 

Ponta Porã (3) 

Sete Quedas (4) 

Naviraí (6) 

No Brasil, já foram notificadas 107 ocorrências de ferrugem asiática, distribuidas pelos estados do Paraná (70), Mato Grosso do Sul (26), Rio Grande do Sul (5), São Paulo (4) e Santa Catarina (2). 

Primeira Página