PUBLICIDADE
Depois de discussão sobre vistorias, Detran altera calendário de licenciamento em MS
quarta-feira, 27 Maio, 2015 - 08:30
Após a discussão em torno da legalidade e a eficiência da vistoria veicular realizada pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) e por empresas credenciadas ao órgão, o departamento decidiu alterar o calendário de licenciamento deste ano. A mudança será oficializada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (27).
Com o novo calendário, por exemplo, veículos que tiveram placas com final 1 ou 2, o documento vencerá no dia 30 de junho. Veja imagem na galeria acima.
Em nota, o Detran-MS informa que, caso o proprietário já tenha realizado a vistoria é necessário que ele prossiga com o procedimento de licenciamento, pois o laudo da vistoria é válido por apenas 30 dias.
Vistoria duvidosa
Em dezembro do ano passado, o ex-governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), decretou que veículos com mais de cinco anos de fabricação devem passar por vistoria veicular antes de serem licenciados.
A decisão, no entanto, não agradou o contribuinte sul-mato-grossense, tendo em vista que já se paga tributos como IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). O Detran-MS, por exemplo, cobra R$ 104,55 para realizar a vistoria, mas o procedimento fica um pouco mais caro se feito nas credenciadas.
Nesta opção, o condutor desembolsa aproximadamente R$ 120 para ter o carro vistoriado. A discussão em volta da vistoria veicular veio à tona depois de o Midiamax constatar, com a ajuda de um motorista colaborador, que o serviço é duvidoso. Uma caminhonete teve o sistema de freio e suspensão alterados propositalmente e deveria ter sido reprovada pelas credenciadas. No entanto, apesar das alterações, o veículo foi aprovado em grande parte das empresas que prestam serviços ao Detran-MS.
Midiamax