PUBLICIDADE
Ebola: Saúde define cidades referência e monitorará casos por 21 dias
quarta-feira, 20 Agosto, 2014 - 08:15
A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul), através da Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica, divulgou hoje (18) o protocolo de vigilância de casos suspeitos de doença pelo vírus ebola. Campo Grande será um dos nove municípios referência do Estado.O protocolo tem o objetivo de definir ações e cuidados em casos que possam ser detectados em MS.
O paciente com suspeita de infecção receberá atendimento médico e, quem teve contato com a pessoa, será monitorado por 21 dias, período de incubação do vírus. A vigilância epidemiológica também investigará os locais por onde o paciente passou para identificar o Local Provável de Infecção (LPI).
Além de Campo Grande, Bela Vista, Bonito, Corumbá, Dourados, Mundo Novo, Ponta Porã, Porto Murtinho e Três Lagoas serão as cidades onde haverá hospitais referência para o atendimento dos casos.
As cidades, conforme a diretora de vigilância epidemiológica da SES, Bernadete Lewandowski, foram escolhidas de acordo com o fluxo de pessoas e fronteira com outros países. Para estas cidades, a vigilância já pediu o equipamento de proteção individual, que serão utilizados por médicos e enfermeiros, dando prioridade aos municípios fronteiriços.
Ainda não foram identificados casos de Ebola no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. A OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgou um balanço sexta-feira (15) e revelou que a epidemia de Ebola, que atinge quatro países da África Ocidental, já matou 1.145 pessoas.
Campo Grande News