Skip directly to content

Em final histórica, Italo Ferreira vence Medina e é campeão mundial de surfe

on qui, 19/12/2019 - 22:55
quinta-feira, 19 Dezembro, 2019 - 22:45

Em uma final histórica no Havaí, que valia o caneco, o potiguar de 25 anos conquista o primeiro título mundial da sua carreira! Gabriel Medina, que buscava o tricampeonato, fecha o ano com o vice. Brasil agora tem três campeões mundiais de surf.

Italo Ferreira campeão mundial Pipeline (Foto: Reprodução/WSL)

Após sete dias de adiamentos, a etapa recomeçou na tarde desta quinta-feira (19). Líder do ranking, Italo venceu a primeira das oitavas de final, acabando com as chances do americano Kolohe Andino de levantar o troféu. Italo superou o compatriota Peterson Crisanto por 11,84 a 4,23 pontos.

Nas quartas, Italo manteve seu bom momento e aumentou a pressão sobre Medina ao derrotar outro brasileiro, Yago Dora, com autoridade: 15,66 a 13,50 pontos. Na semifinal, ele não deu chances ao americano Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial, vencendo por 14,77 a 2,57.

Gabriel Medina derrotou Caio Ibelli nas oitavas em uma bateria com polêmica e emoção no fim. O bicampeão mundial vencia, mas Caio tinha a prioridade e precisava uma nota 5,67  a poucos segundos do fim. Caio remou em uma onda e Medina entrou também, sendo penalizado com uma interferência, perdendo uma de suas notas. Como Caio tinha pontuação muito baixa, mesmo assim Medina venceu - uma manobra estratégica, que eliminou a possibilidade de Caio pontuar na reta final do confronto.

O potiguar Italo Ferreira, da pequena cidade Baía Formosa é o primeiro nordestino a ser campeão mundial de surfe. É o quarto título do Brasil, que levantou o caneco em 2014 e 2018 com Gabriel Medina, e em 2015, com Adriano de Souza.

Acesse também nossas redes sociais: Facebook Instagram


Fonte: Globo Esporte