Skip directly to content

Em média, 150 mulheres ligam no 180 por mês em Campo Grande

on seg, 20/05/2019 - 14:06
segunda-feira, 20 Maio, 2019 - 14:00

"Para quem não obedece, temos tornozeleira e cadeia". A afirmação é da delegada Joilce Ramos, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em Campo Grande. Ela também coordena o serviço 180, que é o canal de denúncia para as vítimas de violência. A média mensal é de 150 ligações.

Agressores de mulheres são monitorados por tornozeleiras — Foto: Reprodução/JN

"Eu faço um pedido: que as mulheres não demorem tanto para procurar ajuda, muitas registram pela primeira vez, mas, no histórico afirmam que sofrem agressões psicológicas e físicas há mais de cinco anos. Varias me afirmaram que, após o deferimento das medidas protetivas, deixaram de ser agredidas. Repito: para os homens que desobedecem, temos tornozeleiras e cadeia", afirmou ao G1 a delegada.

Para ajudar a reduzir a estatística, a TV Morena começa a veicular, a partir da próxima segunda-feira (20), vídeos que mostram situações de violência doméstica. São atores que gravaram cenas rotineiras de muitas mulheres, com relatos de pessoas que atuam neste combate e inclusive aprovaram as imagens. O objetivo é mostrar que é preciso sim denunciar e 'meter a colher '.

Entre outros dados alarmantes, a Deam afirma que já prendeu, do 1° dia deste ano até o dia 10 de maio, na capital sul-mato-grossense, 345 agressores em flagrante.

"Todos passam pela audiência de custódia e a juíza analisa, antes de tudo, o risco de vida que a mulher corre e tem dado certo, já que a nossa maior preocupação é não chegar ao feminicídio. Até o momento, não tivemos nenhuma situação de homem foi solto e matou a vítima. E agora também temos o botão do pânico", ressaltou Ramos.

Neste mesmo período, a delegacia disse que já registrou 2,8 mil boletins de ocorrência, além de 16 mortes de mulheres e ainda contabiliza 5 mil medidas protetivas em vigor na cidade, tendo ainda 1,5 mil registros por crimes psicológicos.


Fonte: G1/MS