Skip directly to content

Escola de Camapuã realiza evento com temas biológicos sobre vida e realidade humana

on sab, 23/11/2024 - 00:00
sábado, 23 Novembro, 2024 - 00:00

Na última quinta-feira (21) a Escola Estadual Camilo Bonfim de Camapuã, cidade a 140km de Campo Grande, realizou um evento com autoria do Professor Elionaldo Lopes, onde foram apresentados e expostos vários trabalhos práticos e Técnicos  sobre Biologia. O evento contou também com a ajuda e participação do Professor de Química, Franco César Belchior, bem como toda comunidade escolar. Os trabalhados tiveram temas biológicos, voltados a vida e a realidade das pessoas.

Professor Elionaldo, Diretor André, Diretora Adjunta Débora e professor Franco - Imagem: divulgação

Segundo o Professor Elionaldo, os trabalhos foram brilhantes, onde os alunos exibiram todo seu protagonismo, dando um show em cada apresentação. Foi uma manhã maravilhosa, de conhecimento técnico e prático, corroborando com um melhor entendimento sobre a vida.

"A Biologia é a base fundamental para entender a complexidade dos organismos vivos, e seu papel na promoção do bem-estar humano é indiscutível. Através da Biologia, desvendamos os mecanismos intricados que regem a vida, desde as moléculas que compõem as células até a complexidade dos ecossistemas." Disse o professor Elionaldo.

Trabalhos apresentados

LUTA NO SANGUE – FEITO PELOS ALUNOS DO   2º ANO “ B” DO ENSINO MÉDIO 

Este trabalho mostra a importância dos Leucócitos (glóbulos brancos) que são responsáveis pela defesa e proteção do nosso organismo. Os alunos encenaram a luta dentro do corpo humano: a luta constante dos leucócitos contra vírus e bactérias que podem nos deixar doentes.

BIOMAS DO MATO GROSSO DO SUL  - FEITO PELOS ALUNOS DO   1º  ANO “ B” DO ENSINO MÉDIO 

Neste trabalho os alunos criaram dentro da sala de aula um ecossistema separando os 2 biomas predominantes no estado de Mato  Grosso do Sul, CERRADO E PANTANAL.

O trabalho chamou muita atenção pelo realismo e interação de todos com o ambiente, os biomas foram muito bem representados pelos estudantes, vale ressaltar o capricho, o comprometimento, o esforço e a criatividade com que eles desenvolveram o projeto.

RADIAÇÃO NA NATUREZA - FEITO PELOS ALUNOS DO  1º ANO “ C” DO ENSINO MÉDIO 

O foco dste trabalho foi mostrar o efeito da radiação na natureza; POLUIÇÃO, ANOMALIAS CONGÊNITAS NOS ANIMAIS E DESASTRES AMBIENTAIS.

Os estudantes criaram um cenário baseado no filme As Águas do Sena, onde mostra a poluição das águas e modificações genéticas que acontecem com os animais naquele ambiente. Tudo muito real, ponte, rio e um cenário realista sobre o tema abordado.

FISIOLOGIA DO SANGUE - FEITO PELOS ALUNOS DO   9º ANO “ A” DO ENSINO FUNDAMENTAL 

Neste trabalho os estudantes demonstraram toda a  parte fisiológica do sangue bem como suas estruturas e funcionalidades. Eles criaram uma artéria gigante dentro da sala de aula, onde cada segmento dessa artéria continha um stand de apresentação, demonstrando e exemplificando o tema abordado.

Stand 1 - O que é o sangue ? Mitos e verdades sobre o sangue;

Stand 2 - Quais sao os componentes do sangue e como funciona ?

Stand 3 - Anatomia referente o sangue;

Stand 4 - Doação sanguínea, sua importância e como doamos e pra que doamos;

Stand 5 - Experimento prático sobre ripagem sanguínea – conhecendo seu sangue.

UNIVERSO CELULAR -  FEITO PELOS ALUNOS DO 1º ANO “ A” DO ENSINO MÉDIO 

Sala tema: universo celular - O Objetivo deste trabalho foi montar estruturas de células procariontes e eucariontes, demonstrando os componentes celulares e suas organelas, conceituando e diferenciando as células eucariontes animais e vegetais. 

Os estudantes demonstraram através de estruturas grandes, confeccionadas na sala de aula, como é e como funciona os tipos de células encontradas no nosso universo.

CARBOIDRATOS - FEITO PELOS ALUNOS DO   2º ANO “ A” DO ENSINO MÉDIO 

Este trabalho importantíssimo para nossa saúde, teve como objetivo o conceito dos CARBOIDRATOS, suas classificações (monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos), demonstrações e formações através de desenhos e formação dos dissacarídeos por meio de ligação glicosídica, explicações sobre as enzimas sacarase, lactase e maltose.

Os estudantes fizeram de forma prática a demonstração de alguns polissacarídeos (amido, glicogênio, quitina e celulose), explicando suas funções e funcionamento. 

Falaram sobre os hormônios glucagon e insulina e demonstraram de forma simples sua ação no corpo humano, além disso, fizeram a diferenciação das diabetes tipo 1 e tipo 2.

Destaques deste trabalho foram o protagonismo e o capricho de cada elemento demonstrado.

COZINHA DAS PANCS - FEITO PELOS ALUNOS DO   3º ANO “ A” DO ENSINO MÉDIO

O objetivo dos estudantes neste trabalho foi elaborar receitas em uma Sala tema de cozinha 

Utilizando as PANCs (plantas alimentícias não convencionais) - Eles utilizaram diversas pancs para produzirem pratos deliciosos e saudáveis; lembrando que as pancs tem auto poder nutricional e conjura a alimentação saudável. O trabalho apresentou receitas típicas da região de Camapuã-MS, resultando em um sabor diferenciado e agradável ao paladar.

Receitas:

- Pastel de carne com taioba;

- Brigadeiro de ora pro nóbis;

- Salada de rosas com repolho;

- Geleia de manga com lemon;

- Doce de Pomelo com mamão;

- Limonada de primaveras;

- Farofa de taioba.

FARMÁCIA NATURAL - FEITO PELOS ALUNOS DO 3º ANO “ B” DO ENSINO MÉDIO

Os estudantes criaram literalmente uma farmácia na escola. Eles impressionaram a todos com a qualidade dos seus remédios naturais, fizeram chás, xaropes, pomadas, cremes, comprimidos, sucos e geleias, totalmente naturais, explorando cada princípio ativo e demonstrando a eficácia e benefícios de cada composto apresentado.

Resultado

Sem dúvida foi uma manhã formidável na escola, a palavra do professor neste momento é ORGULHO, orgulho demais de cada um dos estudantes que deram o seu melhor. Cada um que aceitou o desafio de construir esse projeto, que sem sombra de dúvidas, enriqueceu o seu currículo e mostrou o quão importante e maravilhoso é a vida e o estudo da biologia, que transforma cada dia em uma MANHÃ DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO. 

*Com informações, professor Elionaldo Lopes