PUBLICIDADE
Excesso de chuva atrapalha plantio do algodão em regiões de MS
sexta-feira, 19 Dezembro, 2014 - 14:30
O excesso de chuva registrado em alguns dos principais polos de cultivo do algodão em Mato Grosso do Sul tem atrapalhado o plantio da cultura. Essa é uma das conclusões do relatório do Programa Fitossanitário, divulgado nesta quinta-feira (18), pela Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul).
A região de Chapadão do Sul, é uma das que está enfrentando problemas com o grande volume de precipitações que estão ocorrendo desde o início de dezembro. Até segunda-feira (15), apenas 12% da área total que será destinada a cultura no município havia sido semeada.
Em razão da grande umidade do solo, os produtores têm dificuldades para realizar pulverizações terrestres contra pragas, doenças e dessecações, por isso, foi intensificado na região o uso de aviação agrícola para realizar a aplicação dos produtos.
Conforme a Ampasul, na região de Costa Rica e Alcinópolis o quadro é o mesmo. As constantes precipitações interferem diretamente na evolução da semeadura. Até o momento, cerca de 70% dos produtores iniciaram o plantio, mas apenas 15% da área que será cultivada já recebeu as sementes.
Onde o plantio já foi realizado, a entidade alerta os produtores, que a cultura entra em uma fase crítica, onde as plantas estão sendo preparadas para a retenção dos botões florais antes do início do florescimento.
Na safra 2014/2015, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta que o estado deve plantar 33,4 mil hectares, cerca de 10,9% a menos, que os 37,5 mil hectares da temporada anterior. A projeção da empresa pública é de uma produção de 140,3 mil toneladas, um volume 12,5% abaixo das 160,3 mil toneladas do ciclo anterior.
Agrodebate