PUBLICIDADE
Falta de sangue suspende cirurgias eletivas em Campo Grande
terça-feira, 12 Agosto, 2014 - 08:00
Com estoque de sangue 35% abaixo do recomendado, cirurgias eletivas foram suspensas ou adiadas em Campo Grande. O Hemosul de Campo Grande convocou doadores de sangue em caráter emergencial devido ao baixo estoque de sangue, principalmente dos tipos O+ e O-.
De acordo com a assessoria de comunicação do Hemosul, as pessoas não estão realizando as doações por conta da reforma do Hemosul, que começou há três meses, mesmo com três hospitais fazendo a coleta do sangue.
O estoque, que chega a 6 mil bolsas por mês, está coletando somente 4,5 mil, usando as bolsas somente para distribuição e não para estoque. Conforme a assessoria, os pacientes que precisam fazer cirurgias emergências são atendidos normalmente.
O sangue do tipo O+ são os que mais precisam de doações, por serem os mais comuns. Por dia as doações da tipagem chegam a cerca de 120, uma baixa de 80 bolsas. Para o O-, a emergência é em carácter específico, pois as bolsas são necessárias para repor os pacientes.
As doações podem ser feitas no Hospital Regional, onde Hemonúcleo funciona no horário da manhã de segunda a sexta, das 7 às 12 horas. Já a Santa Casa de Campo Grande e Hospital Universitário atendem de segunda a sexta das 7 às 17 horas e aos sábados das 7 às 12 horas, somente na Santa Casa.
Campo Grande News