PUBLICIDADE
Figueirão é o primeiro município do MS a implantar o sistema de frequência digital escolar em rede pública
quarta-feira, 30 Julho, 2014 - 08:00
Instalado na Escola Municipal Antônio Inácio Furtado Pólo, na manhã desta terça-feira (29), um novo sistema de freqüência que entra em fase de teste na rede municipal de ensino. A Freqüência Digital Escolar é uma iniciativa inédita em MS e vem não só para fortalecer a gestão pública relativa à educação em Figueirão, mas para garantir a segurança no ambiente escolar, reduzir possível evasão e tranquilizar a família do estudante.
Na presença de professoras e da diretora da escola, Eliete Pinheiro Pereira, secretária da Escola, Edilaine Furtado Medeiros Marques e do Secretário Municipal de Educação, José André Cortez Feliciano, os técnicos da empresa de tecnologia da informação Ponto ID – Tecnologias, responsável pela criação e implantação do sistema de frequência digital, demonstraram o uso do equipamento instalado no interior da Escola Municipal, na entrada principal.
Para o prefeito de Figueirão Neilo Cunha, a principal qualidade desse sistema é o pai ou mãe saber quase que de imediato se o filho está ou não na escola. Além disso, ela ressalta que é mais dinâmico e rápido, pois deixa de tomar o tempo da aula para realizar a chamada. "Essa novidade está sendo bem recebida pelos alunos e pelos pais que gostaram desse novo sistema de registro de frequência escolar", destaca Neilo Cunha.
Um sensor identificará o estudante a partir da leitura facial, registrando automaticamente a sua presença e direcionando a informação para uma central de dados. O sensor biométrico analisa cada estudante a partir de uma câmera que reproduz a própria imagem no visor do equipamento, em seguida um sinal sonoro é emitido, autorizando a passagem do estudante. Não só estudantes, mas professores e gestores também terão que realizar a frequência digital por meio da biometria, oferecendo dados e informações sobre o controle das suas frequências, que já é uma exigência do Ministério da Educação (MEC).
De acordo com o secretário de Educação, José André Cortez Feliciano, esse sistema deve diminuir a evasão escolar, além de facilitar o registro de presença dos alunos. Ele reforça que os pais do aluno que não registrar a presença recebem um SMS e um e-mail avisando-o da falta da criança na instituição de ensino, meia hora após o horário de início das aulas.
Em caso de atraso ou ausência do estudante, depois de encerrado o horário de entrada e os portões da escola serem fechados, o sistema envia em tempo real um SMS (mensagem de celular) para o número de celular cadastrado, que deverá ser o de algum responsável, como o pai ou a mãe, por exemplo. Isso também acontecerá a cada ingresso e saída do estudante. Outro detalhe é que o Conselho Tutelar e o Programa Bolsa Família podem ser integrados ao sistema digital. Toda esta inovação auxiliará no monitoramento da rede municipal de ensino, que foi implantado este ano e se tornou um bem sucedido instrumento de acompanhamento da educação e da gestão desta política pública.
Assessoria PMF