PUBLICIDADE
Figueirão: UBS Realiza Palestra de Combate à Dengue Durante Evento do Hiperdia
quarta-feira, 14 Novembro, 2018 - 09:15
A Secretaria Municipal de Saúde, através da UBS – Unidade Básica de Saúde, está realizando o ciclo de combate à dengue no município. Nesta segunda-feira (12) realizou-se importante palestra de Combate à Dengue, na UBS, onde o agente de combate às endemias, Ivan Moreira Lima, chamou a atenção sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue, a chicungunha e também a febre zika, todas transmitidas pelo Aedes Aegypti.
Aproveitando ainda, o evento do hiperdia, o enfermeiro, Jorge Mortari, lembrou a importância da campanha realizada no mês de novembro, intitulado “Novembro Azul” a qual tem como foco a importância da prevenção ao câncer de próstata.
Fique por dentro:
A picada do mosquito é a única forma de transmissão da dengue? Sim, a dengue não é transmitida por pessoas, objetos ou outros animais.
Como a pessoa reconhece o mosquito Aedes Aegypti? O Aedes é parecido com o pernilongo comum. Ele pode ser identificado por algumas características: corpo escuro e rajado de branco, além de possuir o hábito de picar durante o dia.
De onde veio o mosquito Aedes Aegypti? É originário da África Tropica, e foi introduzido nas Américas durante a colonização. Atualmente encontra-se amplamente disseminado nas Américas, Austrália, Ásia e África.
Qualquer inseticida mata o mosquito da Dengue? Sim, porém a aplicação de inseticidas atua somente sobre a forma adulta do mosquito, surtindo efeito momentâneo com poder residual de pouca duração.
Uma pessoa infectada pode passar a doença para outra? Não há transmissão por contato direto de um doente ou de suas secreções para pessoas sadias. A pessoa também não se contamina por meio de fontes de água, alimento ou uso de objetos pessoais do doente de dengue.
É possível distinguir a picada do Aedes Aegypti com a de um mosquito comum? Não. A sensação de eventual coceira ou incômodo é semelhante à picada de qualquer outro mosquito.
Para maiores informações entre em contato com a UBS, pelo telefone (67) 3274-1128.
Fonte: assessoria PMF