Skip directly to content

Futebol Clube Pantanal: primeira SAF de MS é anunciada

on seg, 11/11/2024 - 17:09
segunda-feira, 11 Novembro, 2024 - 17:00

A Associação Atlética Portuguesa se transformou em empresa Sociedade Anônima do Futebol (SAF), a primeira de Mato Grosso do Sul. Durante o anúncio feito na tarde desta terça-feira (11), em Campo Grande, foi apresentado o nome escolhido para esta nova era: Futebol Clube Pantanal SAF.

Glauber Caldas, Júlio Brant, Gilmar Ribeiro e Marcos Derzi. — Foto: Isabelly Melo

Em agosto de 2021 foi sancionada a Lei 14.193/2021, que ficou conhecida como Lei da SAF e incentiva a mudança para este formato de clube-empresa, dispondo normas de governança, controle e meios de financiamento específicos para a atividade do futebol.

A partir de agora, todas as atividades do futebol masculino, feminino e de base da então Portuguesa-MS passam a ser realizadas pelo clube Pantanal. A nova identidade visual do clube, com brasão e cores, ainda não foi revelada.

“Burocraticamente não existe mais Portuguesa, o mesmo CNPJ alterou para o nome Associação Futebol Clube Pantanal. A associação criou uma empresa, ela é dona desta empresa, e está transferindo os direitos esportivos em todos os níveis para essa SAF”, detalhou o gestor e treinador do time Glauber Caldas.

Ainda segundo Caldas, a partir do anúncio, o Pantanal passa a negociar com possíveis investidores, até o momento a associação detém todo o capital do clube. “Não tem como captar investidor se não estiver juridicamente, legalmente organizado. Hoje, dentro do Mato Grosso do Sul, só nós estamos aptos a receber este tipo de investimento. Já existem algumas conversas, é possível [ter novos investidores] nas próximas semanas, nos próximos meses, talvez até antes do Estadual”.

O objetivo com a SAF é investir em estrutura, processos e recursos humanos. “Não tem como resgatar o futebol daqui se não for em cima deste tripé”, frisou Caldas.

A criação da SAF conta com o apoio do Governo do Estado, como aponta o assessor especial do governo de MS, Julio Brandt. "É um projeto que tem tudo para transformar o futebol não só do Mato Grosso do Sul, mas do Brasil. É mais um celeiro de atletas e quem sabe ídolos do futebol brasileiro no futuro. [...] O papel do Governo do Estado é promover o crescimento da indústria de MS e o futebol é uma indústria, traz muito rendimento, traz muito dinheiro e traz muito investimento".

A estreia do Futebol Clube Pantanal SAF será no Campeonato Sul-Mato-Grossense 2025, os mandos de campo continuam em Campo Grande. Além do Pantanal, devem disputar a Série A Operário FC, atual campeão, Dourados AC, AA Portuguesa, Corumbaense FC, Ivinhema FC, Costa Rica EC, Aquidauanense FC e Coxim AC.

Portuguesa-MS

Com 20 anos no futebol profissional do estado, a Portuguesa-MS disputou edições da segunda divisão estadual até 2013, quando interrompeu as atividades.

Portuguesa foi eliminada na segunda fase do estadual 2024. — Foto: Daniel Oshiro

Portuguesa foi eliminada na segunda fase do estadual 2024. — Foto: Daniel Oshiro

Em 2023, o time voltou à ativa, totalmente reformulado, e conquistou o acesso inédito à série A. Este ano, jogando pela primeira vez entre os melhores times do estado, a Portuguesa chegou até a segunda fase.


Fonte: Globo Esporte