Skip directly to content

Governo de MS lança programa que vai pagar R$ 1,4 mil para estudantes

on sab, 03/02/2024 - 15:50
sábado, 3 Fevereiro, 2024 - 15:45

O governo de Mato Grosso do Sul abre, na próxima segunda-feira (5), inscrições para o programa “MS Supera”, que concederá benefício social aos estudantes de baixa renda do ensino profissionalizante ou superior. A iniciativa vai pagar bolsa de R$ 1.412. 

Biblioteca central da UFMS, em Campo Grande. (Foto: Divulgação)

Conforme publicação em Diário Oficial, na edição de quinta-feira (1º), serão ofertadas 1.300 vagas.  

A intenção, segundo a Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), é estimular a permanência e a conclusão da formação por parte dos estudantes.  

Quem pode se inscrever?  

- estudantes que comprovarem renda individual de até 1 salário mínimo e meio nacional ou renda familiar não superior a 3 salários mínimos nacionais mensais, considerada a renda bruta; 

- aprovados e ou matriculados em cursos de graduação presencial ou à distância autorizados pelo Ministério da Educação, nos termos da legislação vigente, mantidos por instituições de ensino superior pública ou privada, com pelo menos um pólo sediado no Estado de Mato Grosso do Sul;  

- matriculados em cursos de educação profissional técnica, de nível médio, presenciais ou a distância, previsto no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, instituído pelo Ministério da Educação e que possuam duração mínima de 18 meses ou 800 horas; 

O período de inscrição ficará aberto ao longo dos próximos nove meses, até dia 30 de novembro. Para se inscrever, acesse o site da Sead (Clique aqui).  

Para conferir quais são os documentos solicitados no ato da inscrição, confira o edital (Clique aqui).  

Das vagas ofertadas, 1.100 serão destinadas a estudantes de cursos de graduação presencial ou à distância. As outras 200 serão destinadas a pessoas que estejam cursando educação profissional técnica de nível médio.  

A lista de estudantes habilitados e classificados no cadastro de reserva será disponibilizada até o dia 10 de cada mês. 

Os estudantes não inseridos no programa até o dia 30 de novembro de 2024, serão considerados eliminados, o que não impede de participarem em outros processos seletivos de ingresso dos anos subsequentes. 

A classificação dos estudantes habilitados e os critérios de desempate ocorrerão a partir dos seguintes critérios: 

a) Menor renda média do núcleo familiar;  

b) Se a candidata ao benefício for mãe solo; 

c) Se o (a) candidato (a) ao benefício for pessoa com deficiência.


Fonte: Primeira Página MS