PUBLICIDADE
Gripe A provoca quarta morte no Estado
quarta-feira, 4 Junho, 2014 - 13:30
A gripe provocou o quarto óbito neste ano em Mato Grosso do Sul. A vítima é um homem de 58 anos, que faleceu em 27 de maio. Ele morava em Costa Rica e morreu em Campo Grande. O paciente tinha H3N2, uma forma mais branda do vírus da gripe A
Conforme a assessoria de imprensa da SES (Secretaria Estadual de Saúde), é aguardado laudo que avalia se o paciente tinha doença crônica ou não havia se vacinado. Neste ano, o vírus H1N1, matou três pessoas em Corumbá.
Segundo a diretora Vigilância em Saúde do Estado, Bernadete Lewandowski, a vacina foi desenvolvida com foco em tipos da doença.
“As unidades sentinelas colhem a secreção do nariz dos pacientes para analisar qual tipo de vírus está em circulação do Estado”, explica. Além do H1N1 e do H3N2, a vacina imuniza contra o Influenza B. “O H1N1 é o mais violento, com capacidade de mutação”, salienta.
Neste ano, a campanha de vacinação começou em 22 de abril e por, não atingir a meta, foi prorrogada por três vezes. A diretora lembra que as pessoas comemoram o prazo maior, no entanto, a definição do período específico é para acompanhar a circulação do vírus.
De acordo com o último boletim, divulgado em 28 de maio, houve aumento de 30% no número de casos de gripe A em Mato Grosso do Sul. O número de notificações saltou de 167 para 217. A maior parte está concentrada em três cidades: Campo Grande (71), Corumbá (68) e Caarapó (26).
Campo Grande News