Skip directly to content

Homem morre em hospital de Corumbá com suspeita de H1N1

on qua, 03/02/2016 - 13:24
quarta-feira, 3 Fevereiro, 2016 - 13:30

O município de Corumbá pode ter tido a segunda morte decorrente da gripe A (H1N1) neste ano. O caso está sendo investigado e depende de resultado de laboratório. Oderlei Ribeiro dos Santos, 37, que morreu nesta segunda-feira (1º) após ser internado domingo na Santa Casa da cidade – que fica a 417 km de Campo Grande – com sintomas de pneumonia e suspeita de ter contraído o vírus H1N1.

De acordo com a família da vítima, Oderlei teria procurado atendimento médico pela primeira vez no dia 24 de janeiro. Ele passou por avaliação médica e foi liberado. Como os sintomas não desapareceram, o homem retornou em busca de atendimento no dia 26 de janeiro e desta vez foi diagnosticado com quadro de desidratação, mas foi liberado após receber medicamentos.

No sábado, 30 de janeiro, o paciente piorou e retornou ao hospital. Desta vez, ele foi internado. No domingo, Oderlei foi transferido para o CTI (Centro de Tratamento Intensivo) da Santa Casa, onde morreu segunda-feira.  A causa da morte foi apontada como pneumonia, mas o caso ainda está sendo investigado como suspeita de H1N1 e o resultado dos exames deve ser divulgado nesta semana. Caso confirmado, será a segunda morte provocada pela gripe neste ano.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que houve uma morte provocada por H1N1 neste ano. A orientação é de que a pessoa que apresenta sintomas da doença como febre alta e dificuldade respiratória procure imediatamente atendimento médico.

Períodos

O período de incubação varia de três a cinco dias, portanto, a transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.

Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes: febre alta, dores musculares, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e falta de apetite. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.

Dez pessoas com sintomas da doença estão em tratamento

A Secretaria de Saúde de Corumbá informou nesta terça-feira que dez pessoas com suspeita de H1N1 estão em tratamento. Um paciente está internado no CTI (Centro de Tratamento Intensivo), um na Samec (clínica particular), outro no Hospital da Base Naval de Ladário (Marinha) e outros dois em observação em pronto-socorros.

De 11 casos notificados neste ano com gripe H1N1, apenas um foi confirmado por laboratório, oito descartados e dois aguardam resultado, de acordo com a secretaria. Além da vacinação, a prefeitura de Corumbá realizou capacitação como parte do programa de prevenção em janeiro, a todos os funcionários da rede de saúde. O curso foi ministrado por profissionais de Campo Grande.


Oestado