Skip directly to content

Imposto de Renda: confira se a sua declaração caiu na malha fina

on dom, 30/04/2017 - 13:45
domingo, 30 Abril, 2017 - 13:30

O prazo para declaração do Imposto de Renda Pessoa Física terminou na sexta-feira (28) e já é possível saber se o contribuinte caiu na malha fina ou se teve a eclaração aceita pela Receita Federal. 

Em entrevista ao site UOL, o auditor da Receita Federal de São Paulo, Valter Koppe, explicou que o sistema de declaração do IR é muito rápido e horas após o envio já é possível descobrir se houve alguma falha no ajuste de contas com o leão.

"Assim que a declaração é enviada à Receita, passa por cruzamento de dados enviados ao Fisco e comparada a dados fornecidos por entidades como INSS e empresas médicas, escolas, bancos, imobiliárias e administradoras de cartão de crédito, entre outras", ressalta.

Caso o contribuinte tenha informado algum dado errado, a declaração fica retida na malha fina. A Receita disponibilizou atendimento virtual para contribuintes verificarem pendências na declaração do IR. No Centro Virtual de Atendimento, localizado no site da entidade, são repassadas as coordenadas. É importante ter em mãos o número do CPF e o código de acesso, gerado na página da Receita Federal: http://idg.receita.fazenda.gov.br

Como solucionar o erro - Há dois tipos de problema que fazem com que a declaração caia na malha fina: declaração incompleta ou com erro de informações ou declaração onde são apontadas dúvidas.

No primeiro caso, o contribuinte deve o quanto antes, reenviar os dados, retificando a declaração. Vale lembrar que após ser convocado pela Receita para prestar esclarecimentos, não é mais possível enviar a retificação.

No caso de declarações feitas por celulares ou tablets, o sistema de retificação não está disponível para este tipo de aparelho, devendo ser realizada por computadores.

Lembrando que é necessário baixar o programa de retificação, também disponível no site da Receita Federal.

Já no caso de declarações com dúvidas, mas onde não é erro, a solução é mais simples. Basta o contribuinte aguardar a convocação da Receita Federal, através do Termo de Indicação ou Notificação de Declaração da Receita Federal.

Quem quiser adiantar a solução, pode agendar horário na Receita para entregar documentos que comprovem a veracidade dos dados declarados.

O agendamento pode ser feito por meio do Pedido de Antecipação de Análise, disponível no site da Receita Federal.

Vale ressaltar que o prazo para esclarecer dúvidas sobre o IR 2017 só inicia em janeiro de 2018.


Fonte: Campo Grande News