Skip directly to content

Investigação de tráfico ligado ao PCC é possível pivô de bloqueio do WhatsApp

on qui, 17/12/2015 - 08:25
quinta-feira, 17 Dezembro, 2015 - 10:00

A história da proibição temporária do WhatsApp no Brasil ganha mais um capítulo. De acordo com a revista Consultor Jurídico, o processo que pediu a interrupção do serviço de mensagens tem relação com a investigação de um homem acusado de latrocínio, tráfico de drogas e ligação com o PCC.

O suspeito foi preso em 2013 pela Polícia Civil, e foi solto, recentemente, por uma decisão do STF para responder às acusações em liberdade. Ele é acusado de ter trazido cocaína da Colômbia e maconha do Paraguai

A polícia pediu ao Facebook, empresa que comprou o WhatsApp, informações de dados de usuários da plataforma de mensagens para investigar. Como não teve resposta, houve o pedido de bloqueio na 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo.

Em julho teve o pedido de uma notificação, que não foi respondida. Depois, houve outra em agosto acompanhada de uma multa, caso não se pronunciassem.

A decisão foi deferida pela juíza Sandra Regina Nostre Marques. Oficialmente, o Tribunal de Justiça de São Paulo não dá detalhes do processo, pois corre em sigilo.

No documento, a ordem pede que as operadoras bloqueiem acesso a domínios e subdomínios do WhatsApp e também façam tudo o que for necessário para a suspensão do tráfego de informações, coleta, armazenamento, guarda e tratamento de registro de dados pessoais ou de comunicações entre usuários da rede.


R7