Skip directly to content

John Deere apresenta trator autônomo e drone gigante em feira europeia

on ter, 19/11/2019 - 20:25
terça-feira, 19 Novembro, 2019 - 20:15

A fabricante de equipamentos agrícolas norte-americana John Deere apresentou nesta semana, durante a durante a Agritechnica, principal feira mundial de tecnologia agrícola do mundo e realizada em Hanover, na Alemanha, algumas das novidades que podem chegar aos campos em um futuro não muito distante. 

Novo trator autônomo da John Deere foi apresentado na Agritechnica. Foto: Divulgação

Um dos equipamentos mais aguardados e que foi apresentado pela primeira vez ao público em uma feira foi um trator elétrico autônomo. Segundo a fabricante, trata-se de “uma unidade de acionamento muito compacta com conexão integrada”.

O trator tem uma 500 Kw de potência e pode ser equipado com rodas ou esteiras. Graças ao acionamento elétrico, nenhuma emissão ocorre durante o uso. Ao mesmo tempo, o nível de ruído é extremamente baixo. Outras vantagens, segundo a fabricante, são os baixos custos de manutenção e o baixo desgaste.

Drone gigante

Outra novidade apresentada pela empresa foi uma parceria firmada com a startup Volocopter, especializada na construção de drones. 

Com um diâmetro de 9,2 metro, é alimentado por 18 rotores e é muito maior do que os drones convencionais já utilizado nas lavouras. Batizado de VoloDrone, o equipamento pode ser operado remotamente ou automaticamente, utilizando uma rota pré-programada.

VoloDrone, apresentado ao público, é uma alternativa para pulverização nas lavouras. Foto: John Deere/Divulgação

A estrutura do drone está equipada com um sistema flexível de gravação de dispositivos. Como resultado, diferentes dispositivos podem ser montados, dependendo da aplicação. Para proteção de plantas, o drone grande é equipado com dois recipientes de pesticidas, uma bomba e uma barra de pulverização. Graças à baixa altitude, é possível alcançar uma enorme capacidade de superfície de até 6 ha por hora.

Uma carga de bateria permite um tempo de voo de até 30 minutos. Após esse período, a bateria descarregada pode ser substituída por outra com carga completa e, assim, continuar o trabalho no campo.


Fonte: Canal Rural