PUBLICIDADE
Jornal Correio do Estado completa hoje 59 anos
quinta-feira, 7 Fevereiro, 2013 - 07:15
Em 7 de fevereiro de 1954 nascia o Correio do Estado, e com ele, também, o município de Corguinho, cujo primeiro prefeito, Antônio Furtado de Mendonça, exercia o cargo de juiz de paz eleito pela legenda da UDN – sigla do partido político União Democrática Nacional. Terceira e quarta gerações de leitores seguem prestigiando o jornal que completa hoje 59 anos.
Água para o bairro Amambaí – chega o técnico encarregado da perfuração de poços artesianos foi a manchete na edição de estreia, em 7 de fevereiro de 1954. Entre outros assuntos, a 1ª página, impressa tipograficamente, destacava: Refinaria de Cubatão (OSP) começa a funcionar em julho; as exportações de café; a greve de trabalhadores nas indústrias de trigo e massas, no Rio de Janeiro; e os estudos para a localização da nova capital brasileira. O noticiário nacional chegava pela Asapress.
No restante do conteúdo, informava: “Um valoroso grupo de estudantes fundava o Esporte Clube Gatos, de bola ao cesto (basquetebol)”. E destacava ainda: a batalha pelo salário mínimo; a luta contra a tuberculose, “que continua a ser uma das moléstias mais espalhadas e a causar, entre homens e animais, mais mortes que qualquer outra enfermidade”.
Professor Barbosa, rigor e ousadia
Ele conhecia todos os funcionários, prestigiava solenidades cívicas, militares e religiosas. José Barbosa Rodrigues era constantamente consultado por políticos, empresários e líderes classistas.
Checava informações apuradas pelos repórteres. Não raro, chamava-os à sua sala para confirmar dados e apresentar versões. Ouvia queixas de fontes jornalísticas das quais era amigo, mas a distinguia da verdade dos fatos.
A aparente sisudez muitas vezes ocultava o homem solidário, capaz de transportar em seu automóvel, para o Pronto Socorro de Santa Casa, pessoas feridas num acidentes no trecho rodoviário Indubrasil-Campo Grande.
(Fonte: Correio do Estado)