PUBLICIDADE
Maníaco da Cruz foge de unidade educacional em Ponta Porã
segunda-feira, 4 Março, 2013 - 07:15
Segundo ele, agentes socioeducativos informaram que o jovem ainda estava na cela no momento de uma vistoria de rotina feita no sábado (2). Pela manhã foi constatado, conforme o superintendente, que a grade do lugar estava serrada. Policiais civis e militares fazem rondas na cidade em busca do maníaco.
O rapaz de 20 anos conhecido como Maníaco da Cruz escapou, na madrugada deste domingo (3), da Unidade Educacional de Internação (Unei) de Ponta Porã, a 346 km de Campo Grande, onde estava detido. O superintendente de Assistência Socioeducativa de Mato Grosso do Sul, Hilton Villasanti, confirmou a fuga
Caso
Aos 16 anos, o rapaz matou três pessoas na cidade de Rio Brilhante, a 160 km da capital do estado. Investigações apontaram que as vítimas eram obrigadas a responder a uma série de perguntas sobre comportamento sexual. O jovem então assassinava aquelas que ele julgava impuras. Após o crime, os corpos eram colocados em sinal de crucificação.
Pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o período máximo de detenção ao qual um adolescente está sujeito é de três anos. Quando o jovem completou 19 anos, a Justiça determinou que ele continuasse na Unei até passar por uma perícia psiquiátrica. O laudo constatou que o suspeito apresenta distúrbios de conduta e que é incapaz de conviver em sociedade, pois poderia voltar a matar.
O defensor público que representava o suspeito entrou com pedido de habeas corpus alegando que a exigência da avaliação não poderia ser impedimento para que o ECA fosse cumprido.
Desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul determinaram, no dia 1º de março de 2012, que ele fosse encaminhado a uma instituição psiquiátrica, o que ainda não foi viabilizado. Foi estabelecido que se o governo não tivesse uma instituição adequada para abrigá-lo no estado, que deve pagar pela sua internação em uma clínica particular.
(G1)