PUBLICIDADE
Modem, roteador e 155 celulares são encontrados em prisões do AM
domingo, 8 Janeiro, 2017 - 21:15
Facas e celulares são apreendidos durante uma revista na Unidade Prisional do Puraquequara, em Manaus
(Bruno Zanardo/Secom/Divulgação)
Um roteador de internet, um modem, nove pendrives, 155 celulares (além de 93 baterias, 58 carregadores e nove chips) foram encontrados em três operações pente-fino feitas pelo governo do Amazonas em três unidades prisionais entre quinta-feira e sábado. Também foram encontradas cem armas brancas (facões, facas etc), uma pistola calibre 380 e um rifle calibre 32.
As inspeções foram feitas no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), no Ipat (Instituto Penal Antonio Trindade) e na Unidade Prisional do Puraquequara.“O principal objetivo é a retirada de materiais ilícitos que poderiam ser usados para desestabilizar a unidade e promover alguma alteração”, informou a administração estadual por nota.
Segundo o governo do Estado, o procedimento é “parte do planejamento preventivo” desenvolvido por um comitê de crise que acompanha a situação dos presídios. Desde o primeiro dia do ano, 64 presos foram mortos nos presídios do Amazonas – o número pode subir porque três corpos foram encontrados neste domingo em mata ao lado do Compaj.
Facas e celulares são apreendidos durante uma revista
na Unidade Prisional do Puraquequara, em Manaus
(Bruno Zanardo/Secom/Divulgação)
No dia do massacre no Compaji, imagens feitas pelos presos mostravam muitas armas dentro do presídio. Em uma foto, o principal líder da chacina, Marcio Ramalho Diogo, 34, o Garrote, aparece ladeado por comparsas empunhando pistolas e facões usados na matança, que teria sido comandada por ele.
Terminado o massacre, o governo diz ter apreendido quatro pistolas e uma espingarda calibre 12, todas entregues pelos criminosos. A polícia buscava outras armas curtas e ao menos mais uma arma longa que aparecia nas gravações.
Veja a lista do que foi encontrado nos presídios:
Unidade Prisional de Puraquequara
- uma pistola calibre 380
- 38 armas brancas
- 105 celulares
- 93 baterias
- 58 carregadores
- 30 chips
- um modem de internet
- 9 pendrives
- 9 porções de drogas
- 17 garrafas de bebida alcoólica
Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj)
- um rifle calibre 32
- 42 armas brancas
- 24 celulares
- um roteador de internet
- 56 porções de drogas
- uma balança de precisão
- lanternas
- martelos
Ipat (Instituto Penal Antonio Trinadde)
- 78 armas brancas
- 26 celulares
- 9 chips
- 01 pacote de droga
- teresas (cordas feitas com lençóis)
Fonte: Veja.abril.com.br