Skip directly to content

Na semana do meio ambiente, Escola Miguel Sutil premia redações sobre o tema

on sex, 07/06/2019 - 13:45
sexta-feira, 7 Junho, 2019 - 13:30

Em comemoração a semana do Meio Ambiente, a Escola Estadual Miguel Sutil de Camapuã, incentivando os alunos sobre o tema, premiou com medalhas as três melhores redações.

A Semana Nacional do Meio Ambiente começa em 1 de junho e vai até 5 de junho, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta semana de conscientização foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, a Semana do Meio Ambiente. O objetivo era complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU. Esta iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil.

Professora Julianely com os três premiados juntamente com a diretora Luzia - Foto: Assessoria Miguel Sutil

A Escola Estadual Miguel Sutil encerra a semana do meio ambiente premiando os melhores textos, relativos ao tema. O assunto foi trabalhado na escola nas salas de 8º e 9º ano, na disciplina de Língua Portuguesa, com apoio na seleção do demais professores da Escola. A direção e a coordenação incentivaram os alunos, valorizando os 10 melhores textos, e dando destaque com medalhas aos 3 primeiros colocados.

Confira abaixo as três redações premiadas:

 

Aluna: Karine Medeiros Gomes – 9º Ano A
 
Onde eu vivo, onde você vive!
 
O ambiente onde eu vivo não é diferente de outros, não é diferente do seu. A cidade das pessoas comuns, a rua onde eu ando, onde alguns moram é o local onde o lixo está. As caçambas paradas sem utilidades, o mundo parado para o que está acontecendo, animais morrendo pelo nosso lixo!
O sabor e cheiro da fumaça do nosso lixo! 
O que é o nosso lixo? Ou melhor, nós não somos o lixo que polui o mundo? 
Isso me faz pensar em minha pequena cidade, onde todo mundo sabe quem é quem, onde todo mundo conhece o Rio Camapuã, onde alguns dizem que ele era limpo e que dava pra tomar banho. Diziam,  já eu não sei, pois hoje  olho pra ele e bate uma tristeza de pensar que ele se transformou em mais nada que pura sujeira.
A culpa é de quem? Prefeitura ou cidadãos? Penso que é de todos. Se nós cuidássemos do que é nosso, se déssemos valor, poderíamos aproveitar um banho de rio. Mas além de só tomar um banho, teríamos os animais, peixes que algumas pessoas pescam. Se mudássemos muita coisa nessa nossa pequena cidade ela se tornaria grande para nós.
Essa minha cidade esburacada, com pessoas descuidadas que não ligam para ela...
Há muitas formas de mudar isso, jogando nosso lixo no lugar certo, ajudando a manter as coisas em ordem. Mas além da minha pequena cidade, há outras que também não cuidam e fazem o mundo sofrer, animais e futuras pessoas que estão por vir, e sem contar nossa bela natureza que já não é tão bela, graças  a nós, com queimadas  nas florestas, além de muitos saírem feridos. Se parássemos de utilizar coisas que fazem mal para o meio ambiente, mudaríamos a forma de vivermos.
Há muitos meios de mudarmos para ajudar o nosso meio ambiente, cada um pode fazer a sua parte.
Já que o lixo é nosso, vamos assumi-lo e fazer de tudo para recompensar o que causamos ao nosso Rio Camapuã,  ao nosso meio ambiente, às milhares de vidas.
 
Aluna: Izabela Maria  Mendes Queiroz  -  9º Ano A
 
A degradação do Meio Ambiente
 
Todos nós estamos cientes de que, atualmente, o meio ambiente vem sendo destruído com bastante intensidade. E estamos cientes também que o principal destruidor do meio ambiente é o ser humano.
Com o passar dos séculos, veio a  evolução humana, e com isso vieram as diversas formas de destruição do meio ambiente, como por exemplo, as queimadas, os desmatamentos, as várias formas de poluição, como a poluição do ar, que é a principal causa de várias doenças, principalmente pulmonares, a poluição dos rios, que levam toneladas de lixo para o mar.
As queimadas são as principais causas da poluição do ar, assim como as fumaças das fábricas.
O desmatamento de árvores também vem fazendo um grande estrago. Devido a ele a nossa fauna e flora está sendo muito ameaçada, e nós já conseguimos perceber isso observando os diversos animais que saem das florestas e vão para as cidades, buscando refúgio e comida, correndo risco de serem atropelados e mortos.
Felizmente já existem pessoas que dedicam seu tempo para tentar salvar o meio ambiente. Mas ainda é pouco! Precisamos que todos ajudem, mesmo que seja um pouco. 
Descartar o lixo corretamente e muito mais coisas podem ser  feitas diariamente para salvar o meio ambiente e tornar o mundo melhor.
 
Aluno: Paulo Ricardo Pereira da Silva -  8º Ano B
 
A devastação do Meio Ambiente
 
O meio ambiente está cada vez sendo mais destruído pelo homem, com poluição do ar e das águas, erosões, desmatamento, queimadas e outros fatores.
O ser humano não tem consciência que prejudica o meio ambiente no seu dia a dia. Diante disso, vale lembrar da importância da conscientização sobre a preservação ambiental a fim de garantir as relações futuras entre a sociedade e o meio ambiente, pois o homem , com suas atitudes inadequadas, lança a todo momento resíduos no ar, na água, desmatam para construir, retiram produtos provenientes dela colocando em risco várias espécies de animais que já se encontram em extinção.
Posso dizer que o homem é sim o grande causador dos impactos ambientais, pois estes vivem buscando conforto e melhorias, prejudicando nossa natureza.
Há vários fatores que contribuem para a destruição da nossa natureza tais como: descarte de embalagens e restos de produtos impróprios, o uso contínuo de automóveis que poluem o ar, o desperdício de recursos naturais como a água, o desmatamento para construção de moradias etc.
Simples ações de conscientização podem salvar nossa natureza, como por exemplo, não jogar lixo nas ruas, nos rios, usar água sem desperdício , reciclar materiais.  Não resolvem de imediato nossos problemas, mas com certeza ajuda a diminuí-los.

Fonte: Assessoria Escola Miguel Sutil com InfocoMS