PUBLICIDADE
No Sul de MS, rodovia é liberada por estudantes após 4 horas de protesto
quinta-feira, 30 Maio, 2019 - 13:15
Após quatro horas de protesto, estudantes da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) liberaram a Avenida Guaicurus, bloqueada parcialmente nesta quinta-feira (30) em Dourados, no Dia Nacional em Defesa da Educação e contra os cortes do governo federal.
Estudantes atearam fogo em pneus e galhos durante bloqueio da Avenida Guaicurus (Foto: Direto das Ruas)
O bloqueio começou por volta de 6h. Com pneus e galhos, os acadêmicos interditaram a pista do sentido leste-oeste, que liga a região do Parque Alvorada à Cidade Universitária, onde ficam os campi da UFGD e da Uems.
Os manifestantes chegaram a colocar fogo nos galhos e pneus, provocando uma nuvem de fumaça. Temendo consequência no Aeroporto Francisco de Matos Pereira, o Corpo de Bombeiros foi chamado para apagar o fogo.
Trabalhadores e estudantes indígenas aderiram ao protesto em defesa da educação e contra a proposta de reforma da Previdência, outro projeto colocado na pauta do Congresso Nacional pelo governo Bolsonaro.
A Avenida Guaicurus é um trecho de 12 km da MS-162, e também dá acesso à 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército, a empresas e propriedades rurais, ao aeroporto municipal e aos distritos de Itahum e Picadinha.
A UFGD foi a terceira instituição mais afetada pelos cortes em todo o país. Foram R$ 12,4 milhões do custeio e R$ 19 milhões de emenda parlamentar para investimentos.
Fonte: Campo Grande News