Skip directly to content

O que podemos esperar da pecuária brasileira nesse novo ano que se inicia?

on ter, 04/01/2022 - 13:10
terça-feira, 4 Janeiro, 2022 - 13:00

O ano de 2022 se iniciou e se tem grades expectativas para diversos tipos de segmentos e áreas, inclusive a pecuária. Foram traçados pelos analistas do CiCarne (Centro de Inteligência da Carne Bovina), departamento de análise de mercado da unidade Gado de Corte, em Campo Grande (MS) na Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), os prováveis cenários para o setor agro do país.

Imagem: reprodução

Até o mês passado, a pecuária bovina brasileira segue batendo recorde com um rebanho de 200 milhões de animais e exportações da ordem de US$ 8,5 bilhões, porém são muitos os desafios para manter o crescimento. Os pesquisadores do CiCarne Guilherme Cunha Malafaia, Sérgio Raposo de Medeiros e Fernando Rodrigues Teixeira Dias, levantaram informações como custos e margens, consumo, ciclo pecuário e o cenário macroeconômico futuro para o setor. Para encerrar as previsões para o próximo período, fazem um balanço de 2021. Veja:

Macroeconomia

Devem crescer as exportações de carne bovina do Brasil, continuando a Ásia a ser o principal mercado, embora as exportações de carne bovina ainda tenham sofrido com a suspensão das importações pela China em razão dos casos atípicos de vaca louca, até semana passada.

Já que a estimativa é que a produção de suínos volte a cair em muitos mercados asiáticos, incluindo a China, pelos preços descendentes e alto custo com insumos, desestimulando assim a produção, terá oportunidades para as exportações brasileiras.

Consumo da proteína vermelha

O consumo de carne bovina no Brasil foi o menor em 25 anos graças a pandemia do Covid-19, mas irá aumentar nesse ano à medida que a renda e as preferências alimentares se expandam. Também será forte na carne bovina a tendência de premiumisation (percepção de mais saúde, qualidade e experiência), gerando oportunidades para projetos de carne de qualidade e de marcas conceito.

Ofertas de bezerros

Mesmos com as quedas consecutivas nos últimos meses, o preço do bezerro continua acima do valor médio nominal, o que levará à retenção de fêmeas, aumentando a produção de bezerros e a disponibilidade de ofertas para os recriadores no médio prazo.

Custos e margens

O produtor rural terá alto custo dos fertilizantes, o que impactará o custo de produção do milho e da soja, afetando o preço da ração para suplementação. Também deverá impactar o custo final da terminação, o custo com animais de reposição, em virtude da tendência de alta no ciclo pecuário.

Em 2022 é provável faltar vacas para abate e abastecimento do mercado interno, sendo assim as indústrias buscarão bois, que estarão com a demanda aquecida no mercado externo e com a arroba valorizada.


Fonte: Embrapa e Forbes