Skip directly to content

Para evitar colapso na saúde, São Gabriel proíbe serviços e circulação de pessoas no fim de semana

on qui, 16/07/2020 - 21:14
quinta-feira, 16 Julho, 2020 - 21:15

Devido ao crescente número de casos da Covid-19 em São Gabriel do Oeste e para evitar o colapso na saúde, o Comitê Municipal de Contingência para Prevenção e Enfrentamento ao coronavírus, deliberou na manhã desta quinta-feira (16) sobre medidas mais rigorosas neste fim de semana na cidade. A partir das 13 horas do sábado (18) até às 05 horas da segunda-feira (20) apenas farmácias e serviços da saúde estarão abertos. Todos os serviços e circulação de pessoas estarão proibidos.

Secretária de Saúde Michele Paupério - Foto: Assessoria Prefeitura

De acordo com a presidente do Comitê e secretária de Saúde, Michele Alves Pauperio, a maioria dos membros presentes deram parecer favorável ao enrijecimento das medidas. Segundo a secretária a medida se faz necessária para que a saúde pública de São Gabriel do Oeste não entre em colapso, os números são preocupantes, são atendidos em média 120 pacientes a cada 12 horas no COE, e de doze leitos clínicos disponíveis para pacientes covid-19, nove estão ocupados, restando apenas dois leitos adultos e um pediátrico.

“Gostaríamos de pedir consciência às pessoas, pois, essas medidas estão sendo tomadas porque anteriormente não houve uma conscientização por parte da população e se não tomarmos essa medida agora, mais para frente poderemos ter que tomar medidas mais drásticas com relação a um número maior de dias. É melhor nos conscientizarmos e fazer o certo neste fim de semana para não termos que fechar mais dias da semana futuramente”, destacou Michele.

A secretária também destacou que a fiscalização será intensificada. “As medidas serão mais punitivas durante esse período e o objetivo é fazer com que as pessoas realmente fiquem dentro de suas casas, porque foi observado durante estes últimos quatro meses de deliberações, que o que tem aumentado o número de casos é justamente a ineficácia do distanciamento social através das medidas tomadas”, explicou Michele, revelando que os acessos da cidade serão fechados, ficando aberto apenas disponível entrada pela avenida Getúlio Vargas.

O prefeito de São Gabriel do Oeste, Jeferson Tomazoni, explica que é importante que a população colabore com as medidas. A decisão foi tomada levando em consideração os dados referentes ao aumento de casos no município.

“Haverá fiscalização intensiva com membros do Comitê, Ministério Público e auxilio da polícia, porque o objetivo é de que realmente fiquemos em casa”, disse Jeferson.

“Lembrando que já estamos próximos dos 90% de ocupação dos leitos do Hospital Municipal e temos um crescente número de casos, então, são esses dados que nos norteiam para essa ação. Precisamos que a população entenda e fique em casa”, pediu o prefeito.

A redação final deve ser publicada ainda nesta quinta-feira por meio de Decreto Municipal.


Fonte: Idest