PUBLICIDADE
Polícia Militar de Camapuã age rápido e salva bebê engasgado
quarta-feira, 22 Março, 2023 - 13:15
Na noite da última segunda-feira (20), por volta das 19h, a Polícia Militar de Camapuã, cidade a 140km de Campo Grande, atendeu uma ocorrência inusitada e conseguiu salvar um bebê que estava esgasgado.
Os policiais foram surpreendidos com uma mulher gritando e pedindo socorro em frente o batalhão da PM com seu bebê no colo, ela estava desesperada chorando e dizendo que seu bebê estava desmaiado.
Imagem: reprodução
O policial civil Schiavo, que também estava de plantão, ao ouvir também os gritos, já havia tomado o bebê em seus braços e estava junto com a mãe chamando o plantão da Policia Militar, os dois batalhões ficam um ao lado do outro.
O PM Silvano, rapidamente tomou o bebê em seus braços e começou a aplicar a manobra de Heimlich, colocando a criança virada de barriga para baixo e aplicando pequenos golpes nas costas, como manda o treinamento que receberam. O PM percebeu que o bebê estava mole, sem demonstrar reação, como se não estivesse respirando. Após alguns segundos massageando, a criança deu uma pequena tossida, dando indícios de estar sendo reanimada.
Nesse momento, o PM Silvano e o PM Evandro, pegaram o bebê e a mãe, colocaram na viatura e foram imediatamente ao hospital da cidade para dar continuidade aos primeiros socorros. No trajeto, o PM Evandro continuou com a manobra, sempre com o bebê de barriga para baixo para que o mesmo não engasgue com a própria saliva e continuou massageando as costas, o bebê continuou com pequenas tosses, o que era um bom sinal.
Imagem: reprodução
Chegando ao hospital, o bebê e a mãe foram entregues aos plantonistas, que imediatamente seguiram com a criança para o pronto socorro para atendimento.
Segundo informações colhidas por nossa reportagem, o bebê havia engasgado com leite, coisa que acontece muito com crianças pequenas.
Mais tarde a PM recebeu a notícia do hospital que o bebê passava bem e receberia alta na mesma noite.
No outro dia, os pais juntamente com o bebê, compareceram no batalhão da PM para agradecer aos soldados pelo pronto atendimento.
OUTRO CASO
Não é a primeira vez que a Polícia Militar de Camapuã aplica os primeiros socorros para salvar um bebê engasgado.
Em janeiro de 2022, os policiais, Da costa, Guedes, Zanatto e Evandro, iniciavam ronda ostensiva de rotina no sentido Vila Industrial, na saída para Campo Grande, quando no meio da "serra", após o bairro "BNH", na BR-060, se depararam com uma motocicleta, com dois adultos e um bebê, a moto era pilotada por um homem, na garupa ia uma mulher segurando uma criança.
Imagem: divulgação PM
Conforme BO (boletim de ocorrência), os policiais notaram que a mulher olhava insistentemente para a viatura, os PM's perceberam que havia algo de errado, fizeram o contorno na serra e foram no mesmo sentido da moto. Quando o condutor da motocicleta percebeu que a viatura tinha voltado, parou seu veículo e a mulher foi correndo desesperada, com seu bebê no colo e solicitou ajuda aos policiais, dizendo que a criança estava com a boca roxa e possivelmente engasgada e que estavam levando ao hospital.
Imediatamente, o cabo Da Costa, pegou o bebê desacordado em seus braços e iniciou a manobra de Heimlich, muito usada nesses casos onde a criança está engasgada, em pouco tempo a criança chorou, sinal de que ela voltou a respirar.
No mesmo momento, os policiais colocaram mãe e filha na viatura e seguiram para o hospital local, para os devidos procedimentos médicos. Graças aos primeiros socorros realizado pelos policiais e posteriormente o atendimento médico, o bebê ficou bem.
Vale ressaltar a atenção e bravura dos policiais, ao avistar a família na motocicleta e perceber que tinha algo de errado e que prontamente realizaram o procedimento correto para salvar a criança.