PUBLICIDADE
PRF apreende três caminhões com madeira transportada irregularmente
terça-feira, 26 Fevereiro, 2013 - 13:30
Mais uma tentativa de combate ao transporte irregular de madeiras oriundas da região amazônica ocorreu nesta segunda-feira (25) na região norte do estado. A equipe da PRF escalada no posto de Coxim, realizou ao longo do dia três apreensões, totalizando aproximadamente 111 metros cúbicos de madeira aprendida.
Em um Volvo/FH 440, com placas do PR, foram apreendidos 65,2 metros cúbicos de madeira da espécie Cambará e Cedrinho, a madeira foi extraída em Rondônia. Em uma carreta Ford Cargo, com placas do SE, os policiais apreenderam 26,6 metros cúbicos de madeiras das espécies Sucupira Amarela e Cambará, que foram extraídas em Alta Floresta. Nos dois casos as cargas foram apreendidas por não declarar no DOF (Documento de Origem Florestal) a classificação correta de corte para o transporte normalizado pelo IBAMA.
Um caminhão Mercedes Benz/1518, com placas do PR, que deveria transportar o peso bruto total de 23.000 quilos, foi flagrado com 30.600 quilos, ou seja, 7.600 quilos além do permitido. Na verificação da carga de madeira foram encontrados 4 metros cúbicos não declarados no DOF.
Além disso, constava informação que o transporte era de 1 metro cúbico de pranchas, e no entanto, aproximadamente 3,5 metros cúbicos estavam sendo transportados, sendo constatadas irregularidades fiscais e de transporte. Foram apreendidas 19,5 m3 de madeira que eram transportados no caminhão.
Todos os condutores foram detidos e encaminhados com os veículos e cargas de madeira até Delegacia de Polícia Coxim para os procedimentos cabíveis.
Outro caso – Na manhã desta terça-feira (26) 35,1 metros cúbicos de madeira serrada das espécies Peroba, Cambará e Guanandi, que eram transportadas no veículo Scania R 124, placas do MT foram apreendidas.
O veículo evadiu-se da balança do DNIT, sendo alcançado por uma equipe da PRF, foi constatado excesso de peso de 9.000 quilos. Após medição da madeira foi constatado o transporte de 4,5 metros cúbicos de madeira não declarados no GF3.
O condutor do veículo foi detido pelo transporte irregular da madeira, ele e toda a madeira apreendida foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Coxim.
Aproximadamente 200 veículos do tipo carreta trafegam diariamente da região norte do país até a região sudeste transportando madeiras, que são extraídas e serradas com o custo de aproximadamente R$ 100,00 o metro cúbico, e chegam ao destino final, dependendo da espécie, valendo até R$ 1.600,00, motivo pelo qual ocorre a tentativa de burlar a fiscalização.
(Edição de Notícias)