Skip directly to content

Professora de Camapuã recebe prêmio do Sebrae de melhor projeto de educação empreendedora de MS

on seg, 28/02/2022 - 15:29
segunda-feira, 28 Fevereiro, 2022 - 15:15

Na noite desta sexta-feira (25), o Sebrae/MS anunciou os grandes vencedores da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. Ao todo, nove educadores foram premiados. Nesta edição, foram 21 inscrições em Mato Grosso do Sul – o Estado com o maior número de inscritos da região Centro-Oeste, contemplando trabalhos de Campo Grande, Chapadão do Sul, Terenos, Camapuã, Porto Murtinho, Amambai e Nova Andradina.

Nove professores foram premiados na etapa estadual, e pela qualidade dos projetos inscritos em MS, expectativa é ter finalistas na etapa nacional da premiação. Imagem: Messias Ferreira - Sebrae/MS

A cerimônia estadual, realizada na sede do Sebrae na Capital, contou com a presença de professores, secretários municipais de educação, representantes de entidades da educação, entre outros interessados. O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora identifica as melhores práticas desenvolvidas na temática por profissionais no ensino fundamental, médio, profissional e superior. Segundo o diretor superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, a iniciativa reconhece o trabalho que promove a difusão de uma cultura empreendedora, incentivando o surgimento de novos negócios.

“Levar empreendedorismo para a sala de aula, levar conhecimentos e modelos diferentes de ensinar, isso é importante. É fundamental trazer para este aluno, que ele pode fazer a diferença em sua vida, na comunidade onde ele vive, dele acreditar que é possível não só buscar emprego, mas buscar investimentos, empreender, ser dono do seu negócio, que é possível ter mais renda. E o nosso papel enquanto Sebrae é apoiar os professores”, destacou Mendonça.

No começo do evento, foi apresentada a história da Escola Reino do Saber, localizada em Rio Verde de Mato Grosso. A instituição foi primeira do Estado a receber a placa de Educação Empreendedora do Sebrae, após ter atingido um grau elevado de implementação de metodologias voltadas para o empreendedorismo. Presente na solenidade, a coordenadora Nacional do programa de Educação Empreendedora do Sebrae, Luana Carulla, explicou a relevância de levar esta temática para o currículo escolar.

“A Educação Empreendedora é uma temática que passa a estar nos currículos a partir do novo Ensino Médio e da reformulação da Base Nacional Comum Curricular. A ideia é que a partir do eixo do empreendedorismo, os professores passem a desenvolver competências neles mesmos, e a partir deles, junto aos estudantes, para desenvolver conteúdos de projetos de vida. Por isso é tão importante desenvolvermos uma cultura do empreendedorismo desde a educação formal, para termos pessoas que tenham visão de futuro e possam construir um país mais competitivo”, reflete.

Para o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime Mato Grosso do Sul, Guerino Perius, também dirigente Municipal de Educação de Chapadão do Sul, é importante reconhecer os professores que se empenharam em levar conteúdos diferentes para a sala de aula. “Essas ações são fundamentais para os municípios. Temos que dar valor para quem se destaca. O Sebrae tem premiado de uma forma extraordinária, dando essa oportunidade. Isso traz uma visão ampla, a própria divulgação desses projetos. E, se desenvolve a prática nas escolas, ela muda toda a rotina. Por isso que temos que diversificar as nossas ações”, disse.

Premiação

Ao final do evento, foi anunciado o resultado, quando foram entregues os troféus e certificados aos classificados em 1º, 2º e 3º lugares. Quem ficou na primeira posição também recebeu uma bolsa integral para participar de um curso de MBA EAD em Educação Empreendedora 5.0 da Escola Superior de Empreendedorismo.

Uma das vencedoras, a professora Pamylla Mayara Pereira da Silva, do Centro Estadual de Educação Profissional Márcio Elias Nery (CEEP), de Camapuã, ficou em 1º e 2º lugar na categoria Ensino Profissional. Emocionada com o resultado, ela espera que outros educadores possam se inspirar. “A surpresa foi muito grande, espero que outros profissionais passem pela oportunidade que passei. É muito importante esse reconhecimento do nosso trabalho”.

Foto: rede social

Outro professor de destaque foi Gerson Leonardo, da Escola Municipal Assentamento Campo Verde, em Terenos. Ele ficou em 1º lugar na categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais, com o trabalho “Da terra brota a vida”. Ele comenta que a iniciativa gerou um impacto positivo em sala de aula. “Foi bem interessante, os alunos escreveram suas próprias receitas, hoje sou um prefeito ganhador do Prêmio graças aos alunos”, pontuou.

O município de Terenos, a pouco mais de 30 quilômetros de Campo Grande, consagrou-se como grande vitorioso desta edição, com quatro trabalhos premiados. A secretária municipal de Educação, Carla Diniz Brandão, celebra a conquista e destaca que é fruto de muita dedicação, ainda mais em um cenário de desafios.

“Foi um trabalho difícil, estávamos passando por um período de pandemia, e fazer diferente de forma remota não foi simples, mas, nós acreditamos. Conseguimos ganhar quatro prêmios, isso é muito importante para mostrar para outros professores que é possível, faz com que a gente tenha essa oportunidade de mostrar o nosso melhor. Acredito que o empreendedorismo pode mudar o futuro das nossas crianças”, acrescenta a secretária de Terenos.

Todos os primeiros lugares de cada categoria terão seus trabalhos avaliados na etapa nacional, que terá a cerimônia de premiação em maio de 2022. “Pela qualidade dos projetos inscritos em MS, acreditamos que poderemos ter finalistas na etapa nacional”, finaliza a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso.

Confira a lista completa dos vencedores:

Categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Gerson Leonardo (1º Lugar) – Terenos

Laisa Ramai Guimarães (2º Lugar) – Terenos

Dodimar da Silva Garcia (3º lugar) – Chapadão do Sul

Categoria Ensino Fundamental – Anos Finais

Marinalva Corrêa da Silva (1º Lugar) – Terenos

Lucilene Trindade Pereira Milbratz (2º lugar) – Chapadão do Sul

João Roberto Paulino (3º lugar) – Terenos

Categoria Ensino Médio

Tamiles Carvalho Fragnan (1º lugar) – Nova Andradina

Categoria Ensino Profissional

Pamylla Mayara Pereira da Silva (1º lugar e 2º lugar) – Camapuã

Categoria Ensino Superior

Gabriel Ferraciolli (1º lugar) – Campo Grande


Fonte: Folha de Dourados