PUBLICIDADE
Queimadas urbanas aumentam em Camapuã e preocupa moradores
quinta-feira, 19 Julho, 2018 - 16:30
Foto: InfocoMS
A falta de chuva, a temperaturas na casa dos 30ºC e a baixa umidade relativa do ar, aliada a falta de conscientização de parte da população, tem contribuído para o aumento dos focos de queimadas urbanas em Camapuã, que pioram a qualidade do ar.
A redação do InfocoMS, vem recebendo diversas ligações de moradores de todas as partes da cidade, informando que seus vizinhos estão botando fogo em lixos próximos as suas residências, especialmente nos finais de tarde, onde a fumaça não se dissipa como ocorre durante o dia, ela paira sobre o solo e invade as residências, dificultando a respiração de todos.
O clima quente e o tempo seco dos últimos dias, elevam o risco e incêndios e queimadas, por esse motivo a orientação dos órgãos competentes é não realizar queima de lixos e não jogar bituca de cigarro próximo a terrenos baldios, que segundo levantamento dos Bombeiros são as duas principais causas de queimadas urbanas.
Vale lembrar também, que além da Lei Federal nº 9.605 de fevereiro de 1998, que tem pena de prisão para quem cometer este crime, temos ainda uma lei municipal, Lei Complementar n° 17/2014 de 03 de Julho de 2014, que no seu Art. 42, especifica que são atos lesivos à limpeza urbana, "III - depositar, lançar, queimar ou atirar, em quaisquer áreas públicas ou terrenos, edificados ou não, de propriedade pública ou privada, resíduos sólidos de qualquer natureza em volume; constituindo infração grave, punível conforme o art. 50, inc. III, desta Lei Complementar;"
Art. 50 - Os valores das multas serão atribuídos em função da gravidade da infração, definidos conforme os seguintes critérios:
I - para a infração leve, multa de 10 (dez) Unidades Financeiras Municipais (UFICAs);
II - para a infração média, multa de 20 (vinte) UFICAs;
III - para a infração grave, multa de 50 (cinqüenta) UFICAs; e
IV - para a infração gravíssima, multa de 100 (cem) UFICAs.
Parágrafo único. - Em caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro. Clique AQUI para ver a lei na íntegra.
Queimar lixo em área urbana é um crime grave e a multa é de 50 UFICAs, considerando que 1 UFICA está em torno de R$ 25,00, a multa seria em torno de R$ 1.250,00 (Um mil, duzentos e cinquenta reais). O telefone da prefeitura para denúncias em horário comercial é 3286-6015 com Rafael.
Problemas respiratórios
Com o calor e o tempo seco, com baixa umidade no ar, aumentam as possibilidades de ocorrer os problemas abaixo:
- Ressecamento de mucosas do nariz e da garganta;
- Inflamação das vias aéreas superiores, podendo desencadear sensação de secura e ressecamento da mucosa nasal, sangramento, obstrução nasal, espirros, dificuldade para respirar, tosse, crises de asma e rinite;
- Aumento do risco de infecções respiratórias;
- Piora das doenças respiratórias preexistentes, como asma, bronquite, rinite e enfisema;
- Ressecamento da pele;
- Irritação dos olhos por ressecamento, com vermelhidão, ardência, sensação de areia nos olhos, coceira e aumento das conjuntivites alérgicas.
Crianças, idosos e pessoas que já possuem histórico de doenças respiratórias crônicas são os grupos mais vulneráveis neste período e precisam redobrar os cuidados.
Recomendações
Evite a prática de exercícios físicos entre 11h e 15h, intervalos em que a qualidade do ar piora. Umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, recipientes com água e, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol são as outras dicas.
Fotos: InfocoMS