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Radares voltam à rodovia onde 7 já morreram em acidentes com antas em MS

on qua, 13/12/2023 - 08:06
quarta-feira, 13 Dezembro, 2023 - 08:00

Três meses depois de terem sido alvo de vandalismo, os 22 radares começaram a ser reinstalados pelo Detran na MS-040, rodovia que desde o começo de 2015 foi palco da morte de pelo menos sete pessoas em acidentes envolvendo antas desde a entrega da sua pavimentação. 

Detran retomou a instalação dos radares na MS-040, mas ainda não definiu data para que sejam ativados e comecem a punir excesso de velocidade - Gerson Oliveira

Em dois pontos os equipamentos estão parcialmente instalados no trecho inicial da rodovia, próximo ao colégio agrícola “e a previsão é de que em outros 9 sejam instalados nas próximas semanas”, informou a assessoria do Detran, sem informar a data em que devem entrar em operação. 

E por temer que voltem a ser alvo de vândalos “o Detran-MS solicitou apoio da PMRE (Polícia Militar Rodoviária Estadual) no monitoramento dos equipamentos.

A Polícia Rodoviária confirmou que recebeu o pedido do Detran e que fez um planejamento em conjunto com os técnicos do Detran para vigiar a rodovia, conforme o tenente-coronel Maxuel Hermes Antunes, comandante da Polícia Militar Rodoviária. 

A instalação dos controladores de velocidade, segundo a assessoria do Detran, “visa atender o Programa Estrada Viva, voltado às ações de redução de acidentes com animais silvestres nas rodovias estaduais”. 

“Dados do Programa Estrada Viva, da Agesul, mostram que em 2022 foram encontradas 20 carcaças de anta no trajeto. Em 2023, já são 23, no período de janeiro a 8 de dezembro”, conforme o Detran.

Parte dos equipamentos chegou a ser instalada em agosto, mas antes mesmo de entrarem em funcionamento foram danificados, na primeira semana de setembro.  A maior parte deles estava no trecho inicial da rodovia, entre os quilômetros 07e 50. 

Mas,  muito mais do que proteger os animais, o objetivo dos radares é dar maior segurança aos usuários da rodovia. Levantamento feito pela Iniciativa Nacional para Conservação da Anta Brasileira (INCAB) aponta que pelo menos sete pessoas morreram desde o começo de 2015 em colisões com antas no trecho entre Campo Grande e Santa Rita do Pardo.

Os casos mais recentes ocorreram em maio deste ano, quando duas pessoas morreram em decorrência desse tipo de acidente. No dia 5, um turista da pesca que retornava do Pantanal perdeu a vida depois que a caminhonete em que estava capotar ao atingir um animal com cerca de 200 quilos. Outros três ocupantes tiveram de ser hospitalizados.

Depois, no dia 17, o condutor de uma Van morreu ao ser atingido por uma anta que literalmente decolou ao ser atropelada por um carro que seguia no sentido contrário e cair em cima do motorista do utilitário. Três ocupantes do carro que atropelou o animal sofreram ferimentos. 

Com a redução da velocidade, o acidente pode até acontecer, mas a gravidade é menor, opina tenente-coronel Edmilson Queiroz, da Polícia Militar Ambiental (PMA), que utiliza a rodovia com frequência.

Em meados de outubro, a PMRE informou que elaborou uma “ordem de serviço diário até a resolução do problema”, o tenente-coronel enfatizo que “esta questão depende muito mais de conscientização dos responsáveis pela depredação do que a presença da polícia. São mais de 220 km de via”, afirmou à época.

E como a depredação não ocorre em outras estradas, a suspeita é de que o vandalismo tenha sido ato de um pequeno grupo de pessoas, que possivelmente nem use a rodovia com frequência. Então, os trabalhos estão sendo conduzidos para tentar identificar e responsabilizar criminalmente estes vândalos. 

MAIS DO QUE RADARES

Conforme Patricia Medici, doutora em Manejo de Biodiversidade e coordenadora da Iniciativa Nacional para Conservação da Anta Brasileira (INCAB), desde o começo de 2015 até o fim do primeiro semestre de 2023 haviam sido encontradas 207 carcaças de antas à beira da estrada.

Mas o número de mortes é pelo menos 50% maior, acredita. Tem muitos animais que são levados embora pelas pessoas que atropelam, são removidos pelos gestores da rodovia e outros são atingidos, continuam andando e acabam morrendo longe da estrada, no meio das fazendas. Estas mortes acabam não sendo catalogadas, explica.

Os radares seriam uma medida a mais para tentar reduzir a mortandade. Na estrada já existe  uma série de sinalizações, como placas e sinais sonoros no asfalto, alertando motoristas para que tenham cuidado e para que reduzam a velocidade.  

Mas estas medidas estão se mostrando ineficazes. Conforme Patrícia Médici, desde 2016 existe um projeto nas mãos do governo do Estado apontando o que deveria ser feito para mitigar o problema. No trecho existem pelo menos 50 passagens sob a rodovia, muitas delas feitas por fazendeiros que precisam levar o gado de um lado para outro. 

O Instituto sugere que a Agesul instale tela reforçada ao longo de 500 metros de cada lado destas passagens subterrâneas e nos dois lados da pista. Além disso, que faça uma espécie de corredor em alguns locais para que as antas sejam conduzidas a utilizarem estas passagens. 

RECONSTRUÇÃO

Pavimentada há apenas nove anos, a MS-040 deve passar por uma grande revitalização. A previsão do governo do Estado é desembolsar pelo menos R$ 415 milhões para depois entregar a rodovia à iniciativa privada.

Além da má qualidade de parte do pavimento, a estrada foi construída sem acostamento. “Além da restauração do pavimento, está incluso na elaboração do projeto, melhoria da drenagem e passagens de fauna, adequação da capacidade de tráfego e melhoria da segurança viária, com serviços como implementação de terceiras faixas, acostamentos, interseções e acessos, além da delimitação da faixa de domínio com a reconstrução de cercas convencionais e específicas para conduzir a fauna para os locais apropriados para travessia”, diz nota da Agesul sobre as mudanças que estão previstas.

A MS-040 serve como rota alternativa às rodovias federais 163  e 267 para chegar à divisa com São Paulo, passando por Bataguassu. Além de se livrarem do pedágio na BR-163, muitos caminhoneiros optam pela rodovia estadual porque encurta a distância em cerca de 30 quilômetros entre Campo Grande e o Estado vizinho.


Fonte: Correio do Estado