PUBLICIDADE
Raquel Dodge vem a MS para posse de ex-promotor de Camapuã como presidente do CNPG
quarta-feira, 24 Abril, 2019 - 11:15
A PGR Raquel Dodge e o PGJ Paulo Passos (Foto: Assessoria)
A PGR (Procuradora-Geral da República) Raquel Dodge estará em Campo Grande nesta quarta-feira (24) para a posse solene do PGJ (Procurador-Geral de Justiça) Paulo Cézar dos Passos como presidente do CNPG) Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União). O evento acontece às 17h na sede do MPMS (Ministério Público Estadual) no Parque dos Poderes.
Também serão empossados os demais membros da nova diretoria: os Vice-Presidentes Regionais José Antônio Borges Pereira, Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso (Centro-Oeste); Plácido Barroso Rios, Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Ceará (Nordeste); Ivonei Sfoggia, Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (Sul); Gilberto Valente Martins, Procurador-Geral de Justiça do Ministério do Pará (Norte); Eder Pontes da Silva, Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo (Sudeste); e Fabiana Costa Oliveira Barreto, Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Distrito Federal e Territórios (MP da União), bem como o Secretário Executivo, Alexandre Magno Benites de Lacerda, Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete do PGJ de Mato Grosso do Sul.
A posse também contará com a presença dos Conselheiros do CNMP, membros, servidores e autoridades.
Eleição
Por aclamação, Paulo Cezar dos Passos foi eleito e empossado administrativamente, no último dia 27 de março, como Presidente do CNPG, em reunião ordinária realizada na sede do Ministério Público do Trabalho, em Brasília/DF, sendo presidida interinamente pelo Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia, Airton Pedro Marin Filho.
TRAJETÓRIA
Paulo Cezar dos Passos formou-se em Direito em 1989 pela instituição Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso/Campo Grande (Fucmat). É Especialista em Direito Processual Penal pela Fucmat; Mestre em Direito Processual Penal pela Universidade Paranaense (Unipar); e Doutorando em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).
Professor contratado e voluntário por dez anos na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Foi Professor da Escola Superior da Magistratura (Esmagis) e da Fundação Escola Superior do Ministério Público. Professor da disciplina Processo Penal em cursos de pós-graduação. Foi Defensor Público em Mato Grosso do Sul de 1991 a 1992.
Ingressou no Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul em 22 de maio de 1992. Foi Promotor de Justiça em Costa Rica de junho de 1992 até agosto de 1995, quando assumiu a 2ª Promotoria de Justiça de Camapuã até julho de 1999.
Em Campo Grande, foi titular da 7ª Promotoria de Justiça, de 1º de julho de 1999 até 28 de fevereiro de 2001, e titular da 19ª Promotoria de Justiça, com atribuições perante o 1º Tribunal do Júri, de 1º de março 2001 até 2 de dezembro de 2014, tendo atuado em mais de 700 julgamentos.
Foi assessor do então Corregedor-Geral do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Ovidio Pereira, de 2005 a 2007; Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público, de 2007 a 2009; Chefe da Secretaria de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça Paulo Alberto de Oliveira, de maio de 2010 a maio de 2012, e do Procurador-Geral de Justiça Humberto de Matos Brittes, no período de maio de 2012 até dezembro de 2014, quando foi nomeado para exercer o cargo de Procurador-Geral Adjunto de Justiça de Gestão e Planejamento Institucional. Foi eleito para o cargo de Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2016/2018 no dia 1º de abril de 2016.
Fonte: MidiaMax com Correio do Estado