PUBLICIDADE
Rose Modesto vai comandar a Sudeco e se torna a 1ª mulher no cargo
quarta-feira, 3 Maio, 2023 - 14:00
Ex-deputada federal, Rose Modesto (União Brasil) foi nomeada superintendente da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste), conforme publicação do Diário Oficial da União desta terça-feira (2). Ela é a primeira mulher a assumir o cargo.
A nomeação é assinada pelo ministro de Estado da Casa Civil, Rui Costa, e ocorre em meio à polêmica sobre o comando regional do União Brasil, disputado por ela e pela senadora Soraya Thronicke.
Rose Modesto - Imagem: reprodução
Com orçamento de quase R$ 170 milhões, a Sudeco representa não só Mato Grosso do Sul, mas também Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Ao Campo Grande News, Rose já havia adiantado que poderia assumir a pasta. À época, ela apenas disse que havia recebido o convite.
“Atuar em alguma área que venha contribuir com o Brasil e principalmente o MS é importante, mas ainda vou decidir, ok?”, respondeu ao ser questionada na ocasião. Mas o deputado federal Vander Loubet (PT), coordenador da bancada federal sul-mato-grossense, já dava o nome da ex-colega de parlamento como certo.
Rose disputou o Governo do Estado nas eleições de outubro de 2022 e ficou em quarto lugar com 12,42% dos votos. Apesar de agora compor time do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no segundo turno fez campanha ao então candidato a governador Renan Contar (PRTB), forte aliado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Rose iniciou carreira política como vereadora por Campo Grande, se elegeu vice-governadora junto ao ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) em seu primeiro mandato, além de, posteriormente, ser secretária estadual de Direitos Humanos na gestão do tucano.
A ex-parlamentar também concorreu à Prefeitura da Capital, chegando ao segundo turno, porém, sem conseguir vencer Marquinhos Trad (PSD) em 2016. Dois anos depois, se candidatou à deputada federal, sendo eleita.
Sudeco - Com sede na Capital Federal, a Sudeco é responsável por definir objetivos, metas econômicas e sociais, a elaboração de plano de desenvolvimento e formulação de programas e ações com outros órgãos do governo federal, visando o crescimento da região Centro-Oeste.
Fonte: Campo Grande News