Skip directly to content

São Paulo e Grêmio estreiam hoje na pré libertadores

on qua, 23/01/2013 - 09:27
quarta-feira, 23 Janeiro, 2013 - 09:30

O São Paulo entra em campo nesta quarta-feira, diante do Bolívar, pelo primeiro jogo da pré-Libertadores, com a obrigação de vencer. É assim que Ney Franco define a responsabilidade da equipe paulista no desafio marcado para esta noite, no Morumbi, que deve ter pelo menos 40 mil pessoas nas arquibancadas.

O comandante chegou a dizer que preferia até jogar com um time de melhor expressão para que os dois times conseguissem dividir o peso da decisão. Mesmo assim, o treinador não deixou de elogiar o time que elegeu o “Barcelona” da Bolívia.

Para encarar a equipe, Ney Franco preferiu fazer uma mudança no time. Ele escalará Aloísio aberto pela direita, com Osvaldo do outro lado e Luís Fabiano centralizado. Jadson, que antes abria pela direita durante a sua atuação, ganhou a vaga de Ganso no meio de campo, que acabou no banco de reservas.

Tudo para que o time consiga uma boa vantagem no Morumbi, para ir à Bolívia mais tranquilo, sem precisar se preocupar tanto com a altitude. A ideia de Ney é usar a velocidade e a força de Aloísio pelas laterais, para dar ainda mais bolas para que Luís Fabiano tente balançar as redes adversárias.


Na Bolívia, os jogadores embarcaram para o Brasil confiantes em um bom resultando, mas reconhecendo que o São Paulo é o grande favorito para esta partida.

Gremio

A estreia do Grêmio será nesta quarta-feira, no estádio Casa Blanca, em Quito, os comandados de Vanderlei Luxemburgo abrem a eliminatória na Pré-Libertadores a partir das 22h (horário de Brasília). Encarando 2.850 metros de altitude, a meta é 'sair vivo' da capital equatoriana.

O Grêmio fez um planejamento especial para passar pela chave preliminar da Libertadores, que ocorre logo nos primeiros momentos de temporada. O clube cancelou a pré-temporada que realizaria em Londrina, definiu que o time B começaria o Gauchão e foi para Quito com 13 dias de antecedência. O objetivo era adaptação à altitude, e segundo o preparador físico Antonio Mello, foi atingido.

Em Quito, além de trabalhar fisicamente, suportar as náuseas iniciais e se acostumar com o tempo de bola, o time gaúcho ainda realizou dois amistosos, contra El Nacional e Independiente del Valle, ambos com as portas fechadas. Escondendo a equipe do adversário, o Grêmio informou posteriormente os resultados das partidas: duas vitórias por 1 a 0 e 2 a 0, respectivamente.

A defesa foi o setor que mais mudou em relação ao ano passado. Dida assume o lugar de Marcelo Grohe, Werley está suspenso e dá lugar a Saimon, Cris entra na vaga de Gilberto Silva, que foi para o Atlético-MG, e ainda há uma dúvida nas laterais. Alex Telles na esquerda e Pará na direita, ou Tony na direita e Pará na esquerda.

Do meio para frente duas novidades: Willian José e Vargas. O chileno teve nome publicado no BID na terça-feira, foi inscrito  na competição continental e viajou para Quito, mas sem treinar com os novos companheiros, deve iniciar no banco de reservas. A tendência é que o ex-jogador do São Paulo atue ao lado de Marcelo Moreno no ataque. No entanto, para o jogo de volta, o Grêmio terá a principal contratação realizada para 2013.

Bi-campeão da Libertadores, o Grêmio sonha em voltar a brilhar e reviver a fama de 'copeiro'. Para isso aposta em seu novo estádio, a Arena, que receberá o jogo de volta no dia 30. Será a primeira partida oficial da casa localizada na zona norte de Porto Algre. A exemplo do time, o estádio principal também está sendo preservado do Estadual.

(UOL)