PUBLICIDADE
Saúde confirma 4 casos de H1N1 e 6 de H3N2 em Mato Grosso do Sul
quinta-feira, 15 Maio, 2014 - 15:00
Boletim divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), mostra que em Mato Grosso do Sul 4 pessoas contraíram o H1N1 e outras 6 o H3N2. Três pessoas já morreram este ano pela H1N1, todas elas em Corumbá.
Segundo a secretaria, já são 167 casos suspeitos da doença sendo investigadas em Mato Grosso do Sul, sendo 62 deles somente em Corumbá. Em segundo lugar aparece Campo Grande, com 49 investigações, seguido de Caarapó, com 14.
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal estar. O maior gravidade da infecção pelo vírus influenza são as complicações como pneumonias, dificuldades respiratórias que podem levar à internação e até mesmo ao óbito.
H1N1
Esse vírus causou uma pandemia mundial no ano de 2009. Os vírus do tipo A tem grande capacidade de mutação genética, podendo gerar surtos em nível mundial.
H3N2
Influenza A sazonal H3N2. Não provoca pandemias. O número de casos é esperado para a época de sazonalidade, que no Brasil é no inverno.
Vacina contra gripe 2014
Proporciona proteção contra os três principais vírus que circularam no inverno, como Influenza A H1N1 (pandêmica 2009), Influenza A sazonal H3N2 e Influenza B sazonal.
Em Dourados, 20 mil pessoas ainda precisam procurar as unidades básicas de saúde para tomar a vacina contra a gripe. O período da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza foi prorrogado pelo Ministério da Saúde até sexta-feira, dia 16.
O município atingiu a cobertura vacinal de 60% da população douradense pertencente aos grupos de risco. Ainda assim, o índice está abaixo da meta que é atingir 80% do público-alvo.
Prevenção
Os cuidados são os mesmos. É preciso ter atenção redobrada com higienização, lavar sempre as mãos e se apresentar algum sintoma como febre, dor de cabeça ou dor no corpo, deve procurar um médico.