PUBLICIDADE
Saúde de MS confirma 3ª morte por gripe A H3N2 em menos de uma semana
quinta-feira, 30 Dezembro, 2021 - 20:45
A secretaria estadual de Saúde (SES) confirmou o 3º óbito causado pelo vírus Influenza A H3N2 no Mato Grosso do Sul, em menos de uma semana. A vítima era uma mulher, de 55 anos, que estava internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Dourados, a 229 quilômetros de Campo Grande. O óbito foi confirmado nesta quinta-feira (30).
Ampolas de vacina contra a influenza; imunizante protege contra o vírus, com exceção da nova cepa Darwin. (Foto: Agência Brasil/Reprodução)
Conforme nota divulgada pela SES, a mulher deu entrada em uma UPA no dia 27 de dezembro e veio a óbito no dia 28 de dezembro na área vermelha da unidade. O paciente não apresentava histórico de comorbidades. A vítima começou a sentir sintomas no dia 23 de dezembro.
Na terça-feira (28), a Secretaria de Estado de Saúde confirmou as outras duas mortes, sendo um jovem de 21 anos, que estava internado no Hospital Regional e morava em Campo Grande. O rapaz deu entrada no CRS Nova Bahia no dia 20 de dezembro e veio a óbito no dia 21 de dezembro. O paciente não apresentava histórico de comorbidades.
O segundo caso de morte causada por Influenza A H3N2 aconteceu em Corumbá, sendo a vítima uma idosa de 76 anos. A vítima deu entrada na Santa Casa de Corumbá no dia 20 de dezembro e acabou falecendo na tarde de terça-feira (28).
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou nesta quinta-feira (30) dois casos positivos para Influenza A H3N2 em Três Lagoas. Os pacientes são uma idosa, de 64 anos, e um adolescente de 14 anos, que foram internados com sintomas respiratórios no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. As vítimas foram submetidas a exames que confirmaram o diagnóstico. Todos os casos de Influenza A H3N2 no estado foram notificados em dezembro.
Vacina e prevenção
A vacinação contra Influenza segue disponível em Mato Grosso do Sul, nos municípios que ainda possuem doses em estoque. Todas as pessoas acima dos seis meses de idade podem receber o imunizante.
As medidas de prevenção são as mesmas das recomendadas ao coronavírus:
Manter o uso da máscara, especialmente nos locais pouco ventilados ou em que não é possível manter o distanciamento social;
Manter os ambientes bem ventilados;
Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel;
Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
Cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
Dotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
Fonte: G1/MS