Skip directly to content

Saúde incorpora ao SUS exames de imagem para detecção de câncer

on qui, 24/04/2014 - 13:12
quinta-feira, 24 Abril, 2014 - 13:15

Na quarta-feira, 23 de abril, foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) três portarias, do Ministério de Saúde, que incorporam ao Sistema Único de Saúde (SUS) exames de imagem para a detecção de câncer.

Os textos incorporam o exame Tomografia por Emissão de Pósitrons - Tomografia Computadorizada (PET-CT), uma modalidade de diagnóstico por imagem que permite avaliar funções importantes do corpo, na rede pública de saúde em casos de câncer.

A realização do exame é feita para determinar a taxa de crescimento do tumor, a extensão da doença, o tipo de tumor e sua relação com o hospedeiro.

Segundo o texto do DOU, passarão a realizar o procedimento pacientes com câncer de pulmão de células não-pequenas, metástase de câncer colorretal, além de linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodkin. Neste último caso, também haverá avaliação da resposta do tratamento.

PET-CT

O exame PET-CT gera cerca de 1,5 mil imagens simultâneas de todo o corpo do paciente para reconstruir em três dimensões um retrato fiel do organismo, capaz de identificar as menores alterações que possam indicar a existência de um tumor.

Ele é também o mais indicado para acompanhar o desenvolvimento e a resposta aos medicamentos dos tumores.

Para isso utiliza uma injeção de radiofármaco – glicose marcada por material radioativo –, que após sua distribuição pelo corpo, gera informações metabólicas das células.

Da Agência CNM, com informações da Agência Brasil e G1