Skip directly to content

Samu começa a atender população de Coxim a partir de hoje

on ter, 02/04/2013 - 13:46
terça-feira, 2 Abril, 2013 - 13:45

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) começou a funcionar em Coxim, na manhã desta terça-feira (02). A partir de agora, a população de Coxim começa a ser atendida também pelo número 192, cuja ligação é gratuita.

A ativação do serviço foi marcada por solenidade no início da manhã no 5º Sub-grupamento do Corpo de Bombeiros, com as presenças do major Wagner Antônio Batista Dupin, do prefeito Aluizio São José (PSB), do secretário de Saúde, Rogério Souto e de vereadores, entre outras autoridades.

Durante a ativação do Samu, Dupin se emocionou ao falar da importância do serviço de atendimento de urgência e emergência. “A partir de agora, vocês vão sentir o peso desse uniforme, vão ter dimensão da importância do nosso trabalho junto a comunidade”, disse o major aos técnicos em enfermagem que compõem a equipe.

O secretário de Saúde explicou que aqueles que ligarem para o 192 vão receber um tratamento diferenciado, pois na base, em Campo Grande, a equipe de plantão faz uma minuciosa triagem antes de deslocar uma viatura.

“Em muitos casos, a equipe consegue atender apenas orientando o solicitante. É importante frisar que o solicitante tem de ter paciência para responder as perguntas, para que a equipe consiga fazer o diagnóstico da situação e passar a orientação adequada, sempre com a finalidade de salvar vidas”, enfatizou Souto.

O prefeito lembrou que a ativação do Samu significa ampliação da prestação de serviços em saúde. “Foi a orientação dada a nossa equipe desde o começo da administração, estamos trabalhando para que a população receba atendimento de qualidade. A ativação desse serviço é apenas um passo de muitos que ainda vamos dar”, comentou Aluizio São José.

Vale ressaltar que o Corpo de Bombeiros continua atuando normalmente, por meio do número 193. É importante que o solicitante não peça atendimento nos dois números para o mesmo caso, evitando confusão na prestação de serviço.

Edição de Noticias