PUBLICIDADE
Secretaria de Saúde inicia campanha de controle do Caramujo Africano
quarta-feira, 30 Abril, 2014 - 07:00
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância em Saúde, iniciou nesta terça (29) uma campanha de combate ao Caramujo Africano que tanto pode ser uma praga agrícola como um problema de saúde pública.
Os Agentes de Combate as Endemias e os Agentes Comunitários de Saúde estão distribuindo folders para orientar a população a combater o Caramujo Africano. Está sendo colocado tambores em pontos estratégicos para a coleta dos Caramujos, nestes locais será disponibilizado um tambor com cal para depositar os caramujos e outro para jogar fora a sacola plástica.
O caramujo africano pode chegar a 200 gramas de peso, 10 cm de comprimento e 20 cm de altura. A sua concha é geralmente escura com manchas claras, alongadas e cônicas. Põe cerca de 200 ovos, que atingem a idade adulta em seis meses.
A Secretaria de Saúde orienta a população que caso encontre os caramujos, recomenda-se recolhê-los com uma luva e colocá-los dentro de um saco plástico e levar até os pontos de coleta.
De acordo com o Secretario de Saúde, Dutra, a transmissão do verme ocorre através do consumo de alimentos contaminados pelo muco que o caramujo deixa à medida que se move, ou pela ingestão direta do molusco. “Como se alimentam de plantas, é fundamental lavar e desinfetar bem verduras”, Outras medidas de prevenção são não ingerir o molusco em hipótese alguma, e manter limpos os quintais das casas, retirando todo entulho e o mato, pois servem de abrigo para os caramujos.
PONTOS DE COLETA:Rua Antonio Inácio Barbosa ao lado da ACRICAM no prédio do antigo IAGRO e na Igreja SARA NOSSA TERRA na Rua Francisco Faustino no Centro.
Se a demanda for grande novos pontos de coleta serão distribuídos em demais locais.