PUBLICIDADE
Camapuã: Secretaria de Saúde contrata empresa para coletar resíduos ambulatoriais e hospitalares
quinta-feira, 21 Novembro, 2013 - 09:00
A Secretaria de Saúde iniciará na segunda quinzena de novembro, o recolhimento de resíduos ambulatoriais e hospitalar gerados nas unidades da rede pública de saúde e no hospital.
Resíduos ambulatoriais e hospitalar são remédios vencidos e danificados, reagentes de laboratório, Sangue, hemoderivados, excreções, secreções, líquidos orgânicos, meios de cultura, tecidos, órgãos, fetos e peças anatômicas, filtros de gases aspirados de áreas contaminadas, resíduos advindos de área de isolamento, resíduos alimentares de área de isolamento, resíduos de laboratório de análises clínicas , resíduos de unidade de atendimento ambiental, resíduos de sanitário de unidades de internação e insumos de farmácias, entre outros que necessitam de cuidados especiais na coleta, tratamento e destinação final. Estes materiais, quando dispostos de forma incorreta na natureza, podem contribuir para poluição da água, do solo e do ar e oferecer riscos à saúde das pessoas.
O secretario de saúde Aldecir Dutra falou da importância da coleta e que está medida representara um avanço na gestão de resíduos sólidos na cidade e vai implicar diretamente na preservação da qualidade da saúde e do meio ambiente, garantindo sua sustentabilidade.
A iniciativa atende às Resoluções RDC Anvisa nº 306/04 e Conama nº 358/05 que dispõem, respectivamente, sobre o gerenciamento interno e externo dos Resíduos dos Serviços de Saúde. Para sensibilizar os profissionais dos serviços de saúde sobrea importância do manejo correto dos resíduos de saúde será realizada uma capacitação com todos os profissionais da saúde.
A coleta de resíduos será feita quinzenalmente nas unidades de Saúde e hospital. A expectativa dos técnicos é de recolher por volta de 500 quilos por mês, incluindo os resíduos dos grupos A, B e E.
Foto: Divulgação internet