Skip directly to content

Sonora: Decreto proíbe consumo em bares, conveniências, cafeterias e tabacarias

on dom, 30/05/2021 - 20:40
domingo, 30 Maio, 2021 - 20:30

Novo decreto publicado em Sonora veda o consumo no local em bares, conveniências, cafeterias e tabacarias, proíbe também o funcionamento de salões de festas e casas noturnas. Também fica proibido a pratica de esportes coletivos e consumo de bebidas alcoólicas em praças e locais públicos. O prefeito da cidade, Enelto Ramos (DEM) também proíbe o acesso ao Balneário Por do Sol, com exceção do restaurante que ficará limitada a 50% da capacidade para atendimento.

Foto: Prefeitura de Sonora

As restrições valem a partir deste sábado (29) e vai até dia 06 de junho, com toque de recolher das 21 às 05 horas do dia seguinte, mais restritivo do que o decreto do Governo do Estado, que é conforme o Programa de Saúde e Segurança na Economia (Prosseguir).

Fica autorizado o funcionamento e colocação de mesas em sua capacidade de 50%, em padarias, restaurantes, lanchonetes, hamburgueria, carrinhos ou trailers (cachorro-quente, espetinhos, pasteis e etc), até o horário do toque de recolher, atendendo as regras sanitárias e biossegurança. A partir do horário do toque de recolher, os referidos estabelecimentos poderão continuar funcionando no sistema delivery e compre e leve.

As academias , centros de ginásticas e estabelecimentos similares, poderão prestar serviço a seus clientes, com lotação máxima de 30% de sua capacidade.

Salões de beleza, centro de estética, cabeleireiro e escritórios de profissionais liberais, poderão prestar serviço a seus clientes de forma individual, vedado a fila de espera no local.

A justificativa do prefeito em restringir o acesso ao comércio, é devido o aumento constante de novos casos no município, que registrou só no mês de maio 301 casos confirmados e nove óbitos pelo novo Coronavírus.

Enelto diz no decreto 958/2021 que consumo de bebidas alcoólicas e as aglomerações formadas próximas a cafeterias, conveniência, tabacarias e casas noturnas são os maiores exemplos de desrespeito das medidas sanitárias no município.

Sonora confirmou nesta sexta-feira (28) 1461 casos, destes, 1342 estão curados, 75 em tratamento domicliar, 11 suspeitos, 3516 descartados, 18 se encontra internados e 26 óbitos.


Fonte: Idest