PUBLICIDADE
Tribunal Eleitoral de MS recebe inscrições para mesários voluntários
quarta-feira, 22 Julho, 2015 - 13:30
Em busca de voluntários para a próxima eleição, o Tribunal Regional Eleitoral em Mato Grosso do Sul (TRE-MS) começou uma campanha nas redes sociais. A iniciativa começou um ano mais cedo se comparada com as campanhas anteriores.
Segundo Rafael Coelho, membro do grupo Mesário Voluntário, o objetivo é ter mais voluntários que nos outros anos. Atualmente o TRE-MS tem 8,8 mil voluntários cadastrados, que ajudam a atender 1,8 milhão de eleitores, sendo 52% mulheres e 48% homens.
Para ser voluntário é preciso ter mais de 18 anos, procurar um cartório eleitoral ou se cadastrar no site do TRE. Além de contribuir com o processo democrático, ser voluntário rende alguns benefícios: é critério de desempate em concursos públicos; para universitários serve como atividade extracurricular; no dia a pessoa recebe auxílio alimentação e ganha dois dias de folga no trabalho para cada dia convocado.
Em casos de segundo turno, o voluntário pode passar por treinamento, o que dá direito a até seis dias de folga. Para atender todas as zonas eleitorais, o TRE precisa de 24 mil mesários, mas como o número não é suficiente, algumas pessoas são convocadas para essa função. É o caso da artesã Franciane mendes dos Santos, que trabalhou na eleição de 2014. Ela gostou da experiência e espera ser convocada na próxima eleição.
G1