Skip directly to content

Vídeo: camapuanense constrói harpa com tronco de árvore e aprende a tocar sozinho

on sex, 19/03/2021 - 21:31
sexta-feira, 19 Março, 2021 - 21:00

Foram cerca de 2 meses e 15 dias o tempo necessário para o camapuanense autônomo João Alves Melquiades, de 59 anos, construir manualmente, seu primeiro instrumento. Ele usou parte do tronco de uma árvore ma produção de uma harpa paraguaia, no quintal de casa, em Figueirão, no norte do Mato Grosso do Sul.

Melquiades que já toca alguns instrumentos de cordas, um dia depois da harpa paraguaia ficar pronta, conseguiu dar os primeiros acordes e tocar uma música de composição própria e agora, já tem um repertório.

"Eu sou apaixonado por música e depois que tive um sonho de construir uma harpa, coloquei-o em prática. Com a ajuda de um harpista profissional que me deu algumas dicas como medidas, construí esse instrumento na qual eu adoro tocar", explicou ao G1.

Homem constrói harpa com tronco de árvore e aprende sozinho tocar instrumento. — Foto: Jânio Flávio/Foto

A harpa que ficou pronto no dia 28 de agosto de 2020, é um instrumento que geralmente é associado à música clássica, mas também pode ser usado para tocar outros ritmos, no caso de João, a música raiz é a sua predileta.

Ele conta que usou o tronco de uma árvore, da espécie açoita-cavalo, que pode ser encontrada no cerrado: "Quando descobri que esse era a árvore que precisava para criar a harpa, um amigo meu que tem uma chácara aqui perto, disse que tinha algumas lá e me ofereceu. A árvore já estava seca. Fui lá com um machado e apenas retirei partes do tronco", relembra.

João construiu harpa paraguaia em um intervalo de 2 meses e 15 dias, em Figueirão (MS). — Foto: Jânio Flávio/Foto

O médico Michael Mochi, filho do especialista em produção de harpa paraguaia que deu algumas dicas para João construir o instrumento, contou que ficou impressionado com a qualidade e o som do produto.

"É um cara extremamente inteligente. Confesso que eu fiquei surpreso dele fabricar e ainda depois aprender tocar sozinho. Meu pai só deu algumas dicas, tanto na produção da harpa, quanto a questão de música. O resto foi ele sozinho", reforça.

Segundo João, a dica de usar o tronco para a produção do instrumento, foi de seu atual professor de música, que também é um especialista na produção de harpas paraguaias. Tanto cedro, quanto a açoita-cavalo, eram as madeiras ideais para montar a harpa.

Homem usou madeira de árvore na produção de harpa. — Foto: Jânio Flávio/Foto

"Antes dele me dar aula, eu fiquei sabendo por meio do filho dele sobre esse dom que ele tem de construir instrumentos. Eu insisti tanto até [filho] me levar até a casa do pai dele que fica em outra cidade. Chegando lá, contei minha história e ele me passou apenas as medidas necessárias para a produção do instrumento", conta.

"O processo é bem trabalhoso. Tem que retirar a madeira durante a lua minguante. Depois essa madeira tem que ser fervida e na sequência, tem que secar por conta própria embaixo de uma sombra", explicou.

João aprendeu tocar harpa um dia depois de construi-la, em Figueirão (MS). — Foto: Jânio Flávio/Foto

Ainda de acordo com o autônomo, as únicas coisas que não foram produzidas por ele foram as cordas, que vieram do Paraguai, e as cravelhas, uma peça para prender as cordas: "Quando pronta, o som ficou perfeito. Liguei para o professor e ele não acreditou. Ele me passou tudo o que sabe sobre o harpa, que é um instrumento abençoado por Deus", finaliza.


Fonte: G1/MS - Flávio Dias