PUBLICIDADE
Vídeo: fazenda de Camapuã é destaque no Globo Rural na criação do novilho precoce
terça-feira, 25 Março, 2025 - 22:00
A fazenda Saltinho, do pecuarista Elinaldo Paniago, em Camapuã, cidade a 140km de Campo Grande, foi destaque no programa Globo Rural da TV Globo, no último domingo (23), na produção do novilho precoce.
Imagem: reprodução
Em Mato Grosso do Sul, pecuaristas ganham um incentivo financeiro para mandar bois mais jovens para o abate. Recentemente, o programa "Novilho Precoce" passou a premiar também aqueles que apostam no modelo de criação mais sustentável, que é o caso da fazenda Saltinho de Camapuã, cidade conhecida nacionalmente como a "Capital do Bezerro de Qualidade".
Um novilho precoce é nada mais que um novilho no qual o desenvolvimento dura de 24 a 36 meses, ou seja, de 2 a 3 anos. Nesse tempo, o novilho se desenvolve e pode ir ao abate mais cedo. Este tipo de criação é vantajosa tanto para o pecuarista quanto para o meio ambiente, já que se economiza em gastos e a emissão de gás metano na atmosfera acaba sendo menor.
Investimentos em genética, alimentação, menor tempo de criação e sustentabilidade, fazem a diferença no bolso; isso é o que se mostra na entrevista com o pecuarista Elinaldo, que afirma na reportagem que, com a produção de novilhos precoces, acaba economizando até 600 reais por animal.
Assista à reportagem completa abaixo: