Skip directly to content

Vacinação contra a febre aftosa termina dia 31 de maio no MS

on ter, 28/05/2013 - 07:10
terça-feira, 28 Maio, 2013 - 07:15

A campanha de vacinação contra a febre aftosa termina na próxima sexta-feira (31) na região do Planalto em Mato Grosso do Sul e os pecuaristas que ainda não vacinaram o rebanho devem se apressar. Segundo informações da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), nessa área está a concentrada a maior parte do rebanho do estado, cerca de 14,2 milhões de cabeças.

Já na Zona de Fronteira, antiga Zona de Alta Vigilância (ZAV), que compreende as propriedades que estão na faixa de 15 quilômetros de fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia, o período de vacinação é o mesmo do Planalto.

Para alguns municípios que têm propriedades neste região, o calendário também será diferenciado. Para Bela Vista, Corumbá, Ladário e Ponta Porã, por exemplo, a campanha será estendida até 15 de junho e para Porto Murtinho até 10 de junho. A Iagro estima que na Zona de Fronteira estejam cerca de 800 mil animais.

Na região do Pantanal, onde os produtores podem optar por vacinar o rebanho nesta primeira campanha ou na segunda, que começa em novembro, o calendário estipulado pela Iagro prevê que o trabalho de imunização vai até 15 de junho.

A imunização, que começou no dia 1º de maio no estado, é voltada para todo o rebanho bovino e bubalino, de mamando a caducando, cerca de 21 milhões de animais.

Ainda segundo estimativa da Iagro, em todo o estado, mais de 70% dos pecuaristas já compraram as vacinas e seguem os trabalhos no campo. A preocupação é manter o status de área livre de aftosa com vacinação.

 

 

Agora MS