PUBLICIDADE
WF Comércio de Gado e Sindicato Rural de Camapuã pedem ao governo de MS a redução do ICMS sobre o comércio do gado magro
terça-feira, 1 Fevereiro, 2022 - 01:00
A empresa WF Comércio de Gado, representada pelo seu diretor Sr. Wilton Fontoura, se reuniu na última segunda-feira (31), com o presidente do Sindicato Rural de Camapuã, Sr. Anônio Silverio de Souza, para formalizar um pedido junto a Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e ao Governo de Mato Grosso do Sul, a redução da alíquiota de ICMS sobre a comercialização do gado magro no município que hoje é de 12%.
Foto: reprodução / SRC
A justificativa é que devido a falta de chuvas no ano de 2021, a agropecuária ficou prejudicada com a falta de pastos e o comércio de gado magro não atingiu o esperado para o ano.
A medida visa alavancar o comércio de gado no município, principalmente durante a Expocam (Exposição Agropecuária de Camapuã) que deve acontecer no mês de maio, onde o foco é a comercialização de bezerros para fora do estado. A cidade é conhecida nacionalmente como a Capital do Bezerro de Qualidade.
No ano de 2021, mesmo sem a realização da Expocam, devido a pandemia do coronavirus, os leilões de gado de corte comercializaram quase 4 mil animais, resultando um faturamento geral de R$ 15 milhões, movimentando assim a economia do município.
Vale lembrar que no inicio de janeiro, o Governador de MS, Reinaldo Azambuja, anunciou decreto de situação de emergência nas 79 cidades do Estado, em função da seca e estiagem no segundo semestre de 2021. O documento foi publicado no dia 4 de janeiro, no Diário Oficial do Estado. A decisão visa ajudar o setor produtivo, que terá prejuízos em função do volume pequeno de chuvas no Estado, tanto na agricultura quanto na pecuária.