PUBLICIDADE
Zé Braquiara é cassado e Dep. Diogo Tita assume prefeitura
quarta-feira, 10 Abril, 2013 - 07:00
O mandato do prefeito de Paranaíba, José Garcia de Freitas (PDT), o Zé Braquiara, foi cassado ontem (09) duas vezes pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS). Foi determinada ainda a posse imediata do deputado estadual Diogo Tita (PPS), segundo colocado nas eleições de outubro.
Neste caso, não será necessário realizar novo pleito porque o prefeito cassado teve menos da metade dos votos válidos, 45,84%. Tita teve 38,97% dos votos.
Da acusação de abuso de poder e influência nas eleições ao distribuir dez mil cartilhas próximo do pleito em outubro de 2010, Braquiara foi cassado por unanimidade. Em relação ao processo de uso da página virtual institucional da prefeitura para benefício eleitoreiro, ele perdeu por maioria. Mesmo caso do ex-prefeito de Aquidauana, Fauzi Suleiman (PMDB).
O ex-vereador da Capital Athayde Nery (PPS) é o primeiro suplente da coligação e assumirá sua cadeira na Assembleia Legislativa, assim que for publicado o acórdão. Athayde foi o 40º mais votado com 11.407 mil votos.
Braquiara poderá recorrer do Tribunal Superior Eleitoral, mas a decisão em segunda instância já será aplicada. A decisão do TRE é a mesma aplicada aos prefeitos de Aquidauana e Porto Murtinho, em que os eleitos nem chegaram a tomar posse.
Correio do Estado