PUBLICIDADE
Camapuã: vereador sugere a prefeitura para aderir à campanha de prevenção a suicídios
segunda-feira, 18 Setembro, 2017 - 17:00
Foto: assessoria CMC
Em sessão ordinária realizada na última terça-feira (12), o vereador Aloizio Targino (PSB), sugeriu na tribuna, que a Prefeitura Municipal, aderisse a campanha de prevenção a suicídios, já que este mês temos a campanha "Setembro Amarelo", justamente com este fim.
Setembro Amarelo é um movimento mundial que objetiva conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos. O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 40 segundos em todo o mundo.
Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2015 concentradas em Brasília. Mundialmente, o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Mato Grosso do Sul passou a aderir no ano passado. O Estado, no entanto, é o segundo na lista do Ministério da Saúde com maior indície de casos em relação ao número de habitantes.
Em Campo grande, a abertura da programação ocorreu na última segunda-feira (11) na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Lar do Trabalhador com orientações e palestras voltadas a trabalhadores da saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em Camapuã, segundo levantamento do Hospital Sociedade de Proteção a Maternidade e a Infância de Camapuã, de julho de 2016 a julho de 2017, aproximadamente 15 pessoas deram entrada no pronto socorro, em estado de emergência, por tentativa de tirar a própria vida.
Já o levantamento da Polícia Civil de Camapuã, feito desde o ano de 2012, 14 (quatorze) pessoas tiraram a própria vida no município, sendo 1 em 2012, 3 em 2013, 2 em 2014, 5 em 2015, 2 em 2016 e neste ano de 2017 já temos 1 morte registrada, foi no Distrito de Pontinha do Cocho que aconteceu neste mês de setembro, onde um senhor se enforcou em uma árvore próximo a um campo de futebol.
"Os resultados são alarmantes, este é um assunto delicado e de suma importância, que precisa ser levado mais a sério pelas nossas autoridades e também pela população em geral", disse o vereador Aloizio Targino.
Novo canal - Mato Grosso do Sul terá um novo canal para prevenção. A partir do dia 30 de setembro o CVV (Centro de Valorização da Vida) passará a atender gratuitamente pelo 188 em Mato Grosso do Sul e mais 7 estados brasileiros.
Fonte: assessoria CMC