Skip directly to content

Sete cidades do Estado ficaram sem energia durante apagão nacional

on qui, 22/03/2018 - 13:51
quinta-feira, 22 Março, 2018 - 13:45
Foto: Gerson de Oliveira / Correio do Estado
 
Sete cidades de Mato Grosso do Sul foram afetadas pelo apagão de ontem (21), provocado por uma falha na subestação Xingu. Foram cinco minutos de interrupção no fornecimento de energia, que afetou 3,5% dos clientes da Energisa, concessionária responsável pelo serviço no Estado.
 
Somente o município de Bodoquena foi totalmente afetado e todos ficaram sem luz. O restante das cidades tiveram o fornecimento de energia afetado parcialmente. Paranaíba e Coxim tiveram 50% dos clientes afetados; Corumbá 10%; e Dourados 5%. Já as cidades de Camapuã e Miranda tiveram apenas a região rural afetadas pelo apagão que durou das 14h48 às 14h53.
 
A interrupção de energia, que aconteceu ontem, em diferentes regiões do País, foi provocada por uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN), que causou o desligamento de cerca de 18.000 MW, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.
 
Conforme o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema teve origem na falha de um disjuntor de interligação de barramentos na subestação Xingu, às 15h48, e desconectou o bipolo em corrente contínua em 800 kV entre Xingu (PA) e Estreito (MG), por onde escoa para a região Sudeste/Centro-Oeste a produção da usina de Belo Monte, que era de 4.000 MW no momento.

Fonte: Correio do Estado