PUBLICIDADE
Geólogos do Governo Federal realizam expedição em Camapuã
quinta-feira, 16 Maio, 2013 - 06:45
Nesta quarta-feira (15) os geólogos Romualdo H. Paes de Andrade e José Augusto da superintendência do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), órgão pertencente ao Ministério de Minas e Energia responsável gestão do patrimônio mineral brasileiro, estiveram em Camapuã-MS realizando um trabalho de análise dos sedimentos minerais existentes no município.
O trabalho de coleta que iniciou esta semana no município de Campo Grande deve seguir ainda nessa quinta na região até ser finalizado na sexta-feira (17) em São Gabriel do Oeste. Segundo Romualdo o estudo visa analisar os tipos de sedimentos minerais na região, para que o órgão posa ter informações sobre a qualidade e quantidade dessas rochas disponíveis para possíveis extrações futuras, além de aumentar o conhecimento geológico sobre cada área do estado.
Conhecida por seus morros e paredões, Camapuã apresenta uma rica diversidade de rochas que estão sendo catalogadas para estudos do DNPM. A equipe do Infoco MS esteve acompanhando os geólogos em dois locais no município, no primeiro os técnicos colherão amostras da formações de arenito muito comuns no município, conhecidas popularmente como piçarras.
O segundo ponto de coleta foi na mina de extração de pedras britas iniciada a poucos anos com a finalidade de retirar matéria prima para a construção do asfalto da MS-346 que liga Camapuã á Alcinópolis, a extração foi parada desde a conclusão da obra. No local os geólogos encontraram que estavam á procura, o Basalto que segundo eles até então não haviam localizado durante essa expedição.
Conforme relato dos técnicos as rochas encontradas são de características bem diferentes, inclusive pela coloração de tom bastante escuro, as amostras serão analisadas pelo departamento, onde apontará sua qualidade e outras informações como origem dos segmentos.